DATOS GENERALES
Descripción del Servicio para el arte
aarea é uma plataforma de trabalhos de arte concebidos especialmente para a internet.
Com periodicidade mensal, apenas um projeto é exibido a cada edição. Ao entrar no site, o visitante não tem contato com outros dispositivos fixos, tais como textos de apresentação, links ou botões que não pertençam à proposta do artista. A ausência de mediação que define seu formato faz do aarea uma iniciativa inédita, no Brasil, de circulação de trabalhos de arte no ambiente virtual. Os artistas convidados têm produções bastante diversas entre si e respondem ao desafio de conceber, não raro pela primeira vez, uma obra cujo veículo exclusivo é a internet.
www.aarea.co is an online platform founded in 2017 to showcase artworks created specifically for the internet. It is updated monthly, with each edition featuring a single project. As they navigate around the site, visitors have no access to fixed elements such as introductory texts, links, or buttons that are not a part of the artist’s design. The absence of mediation that defines its format makes aarea a groundbreaking initiative in Brazil in terms of the circulation of artworks in virtual space. The featured artists have widely varying styles; but all have been challenged with creating a work whose only vehicle is the internet, most doing so for the first time.
Nona edição do aarea: "Tensão prévia", de Sergio Pinzón
De 5/12 a 25/12
"Tensão prévia", de Sergio Pinzón, é uma colagem construída a partir da apropriação de vídeos de meditação e yoga. Nessas filmagens, personagens se encontram solitários em meio a locações ermas, vestindo roupas confortáveis e coloridas, e os únicos objetos de cena são cadeiras e colchonetes. Interessa ao artista, neste caso, os instantes iniciais desses tutoriais, precedentes aos exercícios, em que os instrutores nos são apresentados ambientando-se à natureza, sempre em busca de uma harmonia ideal que decorreria da concentração corpo-mente.
A construção e enquadramento dos planos são feitos de modo que a paisagem se sobressaia aos personagens, reforçando a ideia de integração do homem com a natureza - ainda que o sujeito que recorre a esses vídeos para se exercitar por certo não se encontra ao ar livre, mas diante de um computador ou televisor. Ao subtrair a prática desportista dos vídeos originais, resta a inquietação: o que fazem tais pessoas em praias e montanhas inóspitas, encarando fixamente o horizonte? O relaxamento que elas se empenham em transmitir soam artificiais e a trilha sonora circular - adicionada por Pinzón - gera expectativa e ansiedade perante a situação. A posição de prontidão desses corpos indica que algo está prestes a acontecer, enquanto as expressões faciais se esforçam para transparecer plenitude e serenidade.
Em "Tensão prévia", todo intuito de indução ao relaxamento só faz produzir ansiedade no espectador, na tentativa de desvendar o enigma da situação que não se desenrola. Todos os elementos do vídeo são, por fim, altamente conflitantes: ao propor um procedimento simples e preciso de edição, Sergio Pinzón cria uma inversão de gêneros audiovisuais, em que tutoriais de atividades relaxantes tornam-se filmes de suspense.
Sergio Pinzón (nascido em Bogotá, 1988) é formado em Artes Visuais pela Universidad de los Andes e fez mestrado em Poéticas Visuais na Universidade de São Paulo (2014). Realizou residência artística na Casa de Cultura da América Latina, Brasília, Brasil, em 2017, e participou do programa Escuela Incierta de Lugar a dudas, em Cali, Colômbia, em 2017. O artista já participou de diversas exposições em São Paulo e, entre as mais recentes, estão “Colômbia Afora”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, “Bartholomeu”, com curadoria do coletivo Bendegó, e “Arranjos”, no SAO espaço de arte.
"Tensão prévia" (2016), de Sergio Pinzón
Implementação do site: Mariana Caldas
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España