DATOS GENERALES
Descripción de la Organización
Idealizado e criado em 2021 pelo artista visual Dalton Paula e sua companheira Ceiça Ferreira, o Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes iniciou suas atividades em 2022; e tem como propósito ser um quilombo, um espaço artístico-cultural de vivências e trocas junto ao meio ambiente.
O ateliê compartilhado possui uma biblioteca com um acervo de três mil livros, além de equipamentos como prensa de gravura e forno industrial. No quintal, além dos chalés para hospedagem dos residentes, há uma choupana coberta com palha de piaçaba, onde são realizadas as aulas de capoeira angola, gravura e cerâmica; e ainda as sessões do Cineclube Maria Grampinho, cuja proposta curatorial destaca os cinemas negros.
Construído em uma área de mais de 960 m² rodeado por várias árvores, plantas medicinais e flores, o Sertão Negro foi pensado para ser ecologicamente consciente, desde a coleta de água da chuva, a utilização de técnicas de bioconstrução até a preservação de espécies nativas do cerrado.
Em apenas dois anos de existência esse espaço tem se destacado no cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, possibilitando articulações internas, com a comunidade de Goiânia em geral e com diversos agentes do mercado artístico, tais como artistas nacionais e internacionais, curadores, galeristas e colecionadores.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España