Inicio » Archivo Guía de arte

Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso

Museo
Rua Unisco Godiniz, 100, Santo Tirso, Porto, Portugal

Seguir

       

DATOS GENERALES


Espacios expositivos: Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, Rua Unisco Godiniz, 100 Santo Tirso, Porto, Portugal

Con obra de

Kinga Ogórek

Kinga Ogórek


Etiquetas
Escultura 

ENLACES OFICIALES
Web 

Teléfonos
252830410

Correo electrónico
museus@cm-stirso.pt

Descripción de la Organización

O MIECST teve origem numa proposta formulada pelo escultor Alberto Carneiro ao município de Santo Tirso, em 1990, para a realização de um conjunto de simpósios de escultura ao qual estivessem subjacentes temáticas ligadas à arte contemporânea, em particular, à escultura pública. Após a realização de quatro simpósios de escultura, a 20 de novembro de 1996, é aprovada em reunião de Câmara a constituição do MIECST que, organicamente tem por função a realização dos simpósios de escultura, assegurar a manutenção e conservação do acervo, promover a sua divulgação e implementar um conjunto de atividades relacionadas com a sua missão. O Museu foi formalmente inaugurado em 1997 pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, sendo presidente da Câmara Municipal o Dr. Joaquim Couto. O organigrama funcional do MIECST foi reformulado em 25 de março de 1999, do qual resultou a redefinição da sua estrutura orgânica que, para além do pessoal técnico, passou formalmente a contar com a assessoria de dois comissários artísticos, o escultor Alberto Carneiro e o crítico de arte, Gérard Xuriguera. Desde 1990 a cidade de Santo Tirso acolhe o Simpósio Internacional de Escultura reunindo artistas de diferentes origens culturais e diversas sensibilidades artísticas da contemporaneidade. O MIECST enquanto instituição museológica pretende ser um espaço de diálogo e confronto de várias correntes artísticas contemporâneas e, fundamentalmente, de divulgação e debate da escultura pública, desenvolve-se como um espaço privilegiado de reflexão e como polo aglutinador de projetos inovadores, aproveitando a singularidade da sua natureza e da relação privilegiada que as peças que compõem o seu acervo estabelecem com o espaço que ocupam, assumindo-se como um lugar plural de forte interação entre os cidadãos e a arte. O Museu é definido pelo perímetro urbano da cidade de Santo Tirso permitindo uma visita autónoma e livre que fortalece a relação das peças e a sua envolvente. Nesse “palco”, que incorpora a cidade na proposta artística formulada, estão dispostas em diferentes áreas públicas as obras resultantes das dez edições dos simpósios de escultura realizados entre 1991 e 2015. Presentemente com 54 esculturas, o MIECST organiza-se em seis núcleos principais – 1) Parque D. Maria II e jardins adjacentes; 2) Praça do Município; 3) Parque dos Carvalhais; 4) Praça Camilo Castelo Branco; 5) Parque Urbano de Rabada; 6) Parque Urbano de Gião.


Exposiciones de Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso
Carla Rebelo. Pedra e fio
Individual
R!™0
Individual

Entrada actualizada el el 24 jul de 2024

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 09 sep de 2024 - 13 oct de 2024 / Madrid, España

#VersionaThyssen XXI

Ver premios propuestos en España

Exposición. 12 sep de 2024 - 16 nov de 2024 / Helga de Alvear / Madrid, España

En la noche

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 15 oct de 2024 - 30 jun de 2024 / Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España

Organismo I Art in Applied Critical Ecologies

Ver cursos propuestos en España