DATOS GENERALES
Con obra de
Descripción de la Organización
El Museo de Arte Contemporáneo Nadir Afonso, sede de la Fundação Nadir Afonso que lo gestiona y que atesora una de las colecciones más importantes de artes plásticas de Portugal, fue inaugurado en julio de 2016.
El museo ha contado con una inversión de cerca de 9 millones de euros, de los cuales un 85% fue financiado por fondos comunitarios. El edificio obra del reconocido arquitecto portugués Álvaro Siza está salpicado de referencias geométricas que marcan la obra de Nadir Afonso. Su instalaciones albergan un auditorio, salas de exposiciones, una biblioteca, archivos, talleres, una cafetería y una tienda de regalos.
------------------------------------------------------
Inaugurado em julho de 2016.
A sede da Fundação Nadir Afonso, um investimento de nove milhões de euros com projecto do arquitecto Siza Vieira.
A Fundação Nadir Afonso tem como como missão a divulgação da obra de Nadir Afonso, em particular, e o estudo da Estética e da Arte Contemporânea, em geral.
A Fundação Nadir Afonso diferencia-se ao promover a igualdade de oportunidades no acesso à cultura. Constitui uma ambição da Fundação a redução das assimetrias regionais, o reforço da importância cultural do Alto Tâmega e a cooperação entre os centros urbanos de Trás-os-Montes, Alto Douro e Galiza.
Com um programa atrativo no âmbito das Belas-Artes e da História de Arte Contemporânea a Fundação ampliou a oferta cultural da região, com o propósito de valorizar o interior Norte ao criar novas atrações e programas culturais não só a residentes como a todos aqueles que visitam a região, de forma a constituir-se um circuito cultural no Norte de Portugal.
A sede da Fundação, em Chaves, um edifício construído de raiz com a assinatura do arquiteto Álvaro Siza Vieira, é um equipamento cultural de referência da região do Alto Tâmega. A Fundação Nadir Afonso para além do edifício em Chaves conta também com uma extensão, o Centro de Artes Nadir Afonso de Boticas que aloja uma parte do espólio pessoal do pintor e também parte do acervo da Fundação.
O Centro de Artes de Boticas, igualmente construído de raiz em pleno centro da vila e no coração do Barroso, é um Polo da Fundação Nadir Afonso. O traçado deste edifício foi elaborado em Nova Iorque e já recebeu dois prémios: “ The International Architecture Awards” atribuído em Chicago e “The Green Good Design Awards” atribuído pelo The Chicago Athenaeum (Museum of Architecture and Design e pelo The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies).
São, também, objetivos da Fundação, a concretização de parcerias com instituições de Arte estrangeiras nomeadamente com a Fundação Vasarely, Fundação Le Corbusier, Fundação Óscar Niemeyer, e com artistas consagrados com especial destaque para as instituições representativas daqueles com quem Nadir Afonso teve o privilégio de privar.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España