DATOS GENERALES
Ferias en las que participa con OBRA
Artistas que representa
Descripción de la Organización
A Galeria Quadrado Azul representa artistas portugueses e estrangeiros, nomes consagrados do panorama artístico actual, e também jovens artistas. Nasceu em 1986, no Porto, e foi um dos primeiros espaços expositivos comerciais da cidade, surgindo do interesse pela arte moderna e contemporânea de Manuel Ulisses, coleccionador de arte desde a década de sessenta.
O seu nome tem origem na obra futurista K4 O Quadrado Azul, editada em 1917 por Almada Negreiros em conjunto com Amadeo de Souza Cardoso.
Representando sobretudo novos artistas que saíam da Faculdade de Belas Artes do Porto, a galeria realizou um vasto número de exposições determinantes no contexto nacional, durante a primeira década de actividade. Foi o caso da mostra dedicada ao artista espanhol Antoni Tàpies, em Setembro de 1987, a primeira vez que a obra deste artista foi mostrada numa galeria comercial no país.
Um ano depois, aconteceu a exposição As dez receitas para a imortalidade, de Salvador Dalí.
Álvaro Lapa, Albert Gonzalo, Alberto Carneiro, Ana León, Ângelo de Sousa, Anton Lamazares, Antoni Clavé, Bruno Pacheco, Carlos Velilla, Carlos Vidal, Corneille, Eduardo Arroyo, Eva Lootz, Fernando Lanhas, Fernando Távora, Ignasis Rosés, Jorge Queiroz, Leonel Moura, Lindström, Marta Seixas, Miguel Palma, M. P. e M. P. Rosado, Nadir Afonso, Picasso, Robert Schad, Rui Patacho, Susana Solano, Viladecans, João Queiroz e Artur Barrio foram alguns dos protagonistas da história da galeria.
Em 2006, a Quadrado Azul abre mais um espaço em Lisboa, alargando as possibilidades de exposição do trabalho dos artistas e o alcance de uma maior diversidade de públicos. Agora, é altura de uma atenção às novas tendências e à intersecção entre diferentes disciplinas.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España