DATOS GENERALES
Descripción de la Organización
Criada em 2016 como uma revista semestral universitária, para atender os desejos de graduandos da Escola de Belas Artes da UFRJ por publicar os textos que produziam nas disciplinas dos cursos, a Desvio foi crescendo com o passar do tempo. Criou o PEGA, um encontro que reúnem jovens pesquisadores de artes das áreas de teoria e de prática, com espaços de exposição e de apresentação de falas, que foi a primeira exposição de muitos artistas e esse ano vai para a terceira edição. Criou também o grupo de pesquisa De Sobre Feitas por mulheres, que esse ano lançará o livro que reúne 110 mulheres das artes que as 11 pesquisadoras levantaram desde o início do grupo, para que não faltem mais mulheres nas artes.
O tempo passou e a Desvio deixou de ser apenas uma revista da UFRJ para se tornar um espaço autônomo de arte, integrado por estudantes de arte acadêmicos ou não, com o objetivo de produzir conteúdo sobre artes, memória e patrimônio, através revistas, livros, exposições, cursos e projetos de pesquisa. O conteúdo tem o perfil do que não interessa ao atual mercado de arte: uma renovação da arte contemporânea que, ainda hoje, insiste nos ícones do passado como se nada de bom fosse produzido no presente. É a perspectiva de divulgação e colaboração na formação de artistas de curta trajetória e de artistas já consolidados, mas que são excluídos do circuito por algum recorte de classe, cor ou gênero. Acreditar em um outro sistema de arte com novas possibilidades de construir relações e metodologias.
Mercado, 02 jul de 2019
Una treintena de aperturas, cierres y traslados en el segundo trimestre de 2019
Por Paula Alonso Poza
A lo largo de los últimos tres meses hemos registrado más de treinta aperturas, reaperturas, traslados y cierres en España, Portugal, Cuba, Brasil, Perú, Colombia, México, Venezuela, Argentina y Estados ...
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España