DATOS GENERALES
Ferias en las que participa con OBRA
Descripción de la Organización
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage foi fundada em 1975, em plena Ditadura Militar brasileira (1964-1985), pelo artista Rubens Gerchman (1942-2008).
Desde seus primeiros anos, a EAV Parque Lage surgiu com um viés claramente antropológico, sob a direção de Rubens Gerchman. Aulas de cultura negra da professora Lélia Gonzalez, uma das maiores teóricas do feminismo negro no Brasil; o desbunde da exposição-evento Como vai você, Geração 80?; a investigação fotográfica voyeurista do professor e coordenador do núcleo de fotografia da EAV Parque Lage, o artista Alair Gomes (que integra a exposição); as encenações, as aulas e os ensaios da trupe de atuadores Asdrubal Trouxe o Trombone; a montagem de O Rei da Vela, de José Celso Martinez Corrêa; a aula pública Modelo Vivo, Modelo Trans; a oficina de corpo pluridimensional de Hélio Eichbauer e seus cursos com Lina Bo Bardi são apenas algumas das iniciativas que estiveram à frente do seu tempo.
Frente à censura, não há outra opção senão convocar o espírito de liberdade que definiu os contornos desta escola e marcar uma tomada de posição. É preciso lutar pela democracia e pela dignidade das vidas LGBTI, pelo pensamento marginal e pela possibilidade de uma visão periférica, possibilitando, assim, uma perspectiva e uma existência contemporânea do mundo. Adensamos a mostra com um Fórum de debate e um projeto educativo com representatividade e pertinência, afirmando nossa preocupação com a diversidade como promotora de um ambiente escolar de aprendizagem mútua. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage convocou a sociedade civil para uma tomada de posição e hoje tem o prazer de receber a população para integrar este debate público em torno da diferença.
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España