DATOS GENERALES
Descripción de la Organización
Com cerca de 2.500 obras, com foco na produção brasileira a partir dos anos 1940 até o momento atual, a coleção Andrea e José Olympio Pereira é uma das mais destacadas do mundo. A visão cultural que o casal tem de sua coleção vai muito além de ceder obras para mostras individuais e coletivas em museus no Brasil e no exterior.
Em 2018, com o intuito de não só acondicionar e guardar parte das obras, mas de dar acesso a pessoas, artistas e estudantes de arte, eles alugaram um antigo armazém de café do século XIX e o converteram em um espaço expositivo – o Galpão da Lapa. A proposta é convidar, a cada dois anos, um curador para montar uma exposição a partir das obras da coleção. O casal não costuma adquirir uma só obra de cada artista.
“Quando nos interessamos por um artista, gostamos de ter profundidade. Conseguimos entendê-lo melhor desta forma, pois um único trabalho não mostra tudo. É como um livro, no qual não é possível entender a história só com uma página”. José Olympio Pereira contribui para vários museus no Brasil e no exterior, participando dos conselhos dessas instituições.
No Brasil, é presidente da Fundação Bienal de São Paulo e participa do conselho do Museu de Arte de Sâo Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Em Nova York, participa do The International Council of The Museum of Modern Art (MoMA); em Londres, do International Council da Tate Modern e, em Paris, do Conselho da Fundação Cartier para a Arte Contemporânea (Fondation Cartier pour l’Art Contemporain). José Olympio também faz parte do Conselho da ONG SOS Mata Atlântica.
Andrea participa do conselho do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e é presidente da ONG Americas Amigas, que luta contra o câncer de mama.
< ESP
Financiero brasileño, nacido en Río de Janeiro, en 1962, que ha ejercido cargos directivos en los principales bancos de inversión, como Citigroup y Banco de Investimentos Garantia. Actualmente es presidente de Credit Suisse Brasil.
Junto a su esposa, Andrea Pereira, desde los años 80, ha desarrollado una importante colección de arte moderno y contemporáneo que comenzó con la adquisición de una pieza de Vik Muniz y actualmente cuenta con más de 2.500 obras (15% son fotografías) de artistas predominantemente brasileños -hasta el 95%- (Geraldo de Barros, Pierre Verger, Marcel Gautherot, Miguel Rio Branco, Rosângela Rennó, Lucia Koch, César Barreto y Claudia Andujar, entre otros).
En ella destaca la fotografía, que permite analizar su evolución en Brasil, tanto en el ámbito de lo documental como lo experimental.
En diciembre de 2018, fue nombrado Presidente de la Fundação Bienal de São Paulo, por los próximos dos años, pudiendo ser reelegido en el cargo por otros dos más. Antes de este nombramiento ya era miembro de su Consejo y en 2016 lideró la creación de su Consejo Asesor Internacional, siendo su primer presidente.
En Brasil, es también presidente del Consejo de Administración de la Pinacoteca do Estado de São Paulo, desde mediados de abril de 2013 y miembro del Consejo Consultivo de la APAC – Associação Pinacoteca Arte e Cultura de la Pinacoteca, así como miembro del Consejo del Museu de Arte Moderna de São Paulo, del MAM-Rio y de la Fundação SOS Mata Atlântica.
Además, es miembro del Consejo Internacional del MoMA de Nueva York, de la Tate de Londres, y del Musée National d'Art Moderne, Centre Pompidou de París.
ENG
José Olympio da Veiga Pereira is a civil engineer who is active in the financial market – he is the president of Credit Suisse in Brazil. Together with his wife, Andréa Paula da Veiga Pereira, he possesses one of the most noteworthy collections of contemporary art in Brazil. Besides his collaboration with the Fundação Bienal de São Paulo, the president-elect participates on the international boards of MoMA and Tate Modern, on the board of trustees of the New Museum, on the acquisitions committee of the Fondation Cartier pour l'art contemporain and on the boards of MAM-SP and MAM-Rio.
Exposición. 12 nov de 2024 - 09 feb de 2025 / Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España