DATOS GENERALES
Con obra de
Descripción de la Organización
Inaugurado em fevereiro de 2003.
O Centro de Artes Visuais – Encontros de Fotografia (CAV) representa a nova vocação dos Encontros de Fotografia, festival que se afirmou como o principal divulgador da fotografia, em Portugal, ao longo das décadas de oitenta e noventa.
O Centro de Artes Visuais é uma instituição única e pioneira nas artes visuais em Portugal pela sua situação única no contexto da divulgação das artes da imagem, a sua situação independente (como oriunda de uma associação) e a sua estratégia de coleccionismo no campo da fotografia aliada a uma politica expositiva e editorial que privilegia a contemporaneidade da fotografia no contexto da arte contemporânea.
Missão
O CAV é uma estrutura de produção de exposições no campo da fotografia e da imagem em movimento, como o filme e o vídeo. Consciente do diálogo existente entre todas as actuais disciplinas artísticas, o CAV apresenta, igualmente, outros meios de expressão da arte contemporânea, como a pintura, a escultura ou o desenho.
Colecção
O entendimento da fotografia foi-se alterando ao longo das três últimas décadas, tal como a própria prática fotográfica mudou. Assim, o campo de trabalho dos Encontros de Fotografia foi passando a incluir o amplo sector das artes que lidam com a imagem produzida a partir de sistemas ópticos, ou de lentes, tocando o filme experimental, o vídeo, as inúmeras formas da imagem digital na sua relação com o universo da arte contemporânea. E, assim, também o leque de artistas com que trabalhou ao longo do tempo se ampliou. Constituída por mais de 2500 obras, a colecção dos EF é a visão sintética dos últimos 30 anos, fruto de uma política de encomendas e aquisições que, iniciada nos anos 80, teve o seu maior fulgor nos projectos encomendados a artistas durante os anos 90.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España