Inicio » Archivo Guía de arte

Centro de Arte Oliva

Otras organizaciones de arte, Organización con colección
Rua da Fundição, 240, São João da Madeira, Aveiro, Portugal

Seguir

       

DATOS GENERALES


Espacios expositivos: Centro de Arte Oliva, Rua da Fundição, 240 São João da Madeira, Aveiro, Portugal

Equipo
Andreia Magalhães
   Directora artística
Colección Norlinda y José Lima
   Fundadores desde Diciembre de 2013
Raquel Guerra
   Directora
Exposiciones vigentes
Elevador da Glória
Jaime Fernandes

Con obra de

Pedro Pascoinho

Pedro Pascoinho

Vera Mota

Vera Mota


Etiquetas
Arte contemporáneo  Arte iberoamericano 

ENLACES OFICIALES
Web  Facebook  Instagram 

Teléfonos
+351256201680

Descripción de la Organización

O Centro de Arte Oliva foi criado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira no âmbito de um plano alargado de reabilitação de parte dos edifícios da extinta metalúrgica e fábrica Oliva e da sua reconversão em projeto cultural. Inaugurou em 2013 com o nome de Núcleo de Arte da Oliva, designação mantida até 2018 e alterada em 2019 para Centro de Arte Oliva, coincidindo com a criação da sua nova identidade visual. A Oliva teve origem em 1925 quando foi criada a empresa A. J. Oliveira, Filhos & Cª, Lda com o objetivo de produzir equipamentos para a indústria da chapelaria fortemente implantada em S. João da Madeira. No primeiro ano de atividade a produção foi diversificada para o fabrico de alfaias agrícolas e rapidamente alargada à produção de banheiras de ferro fundido e esmaltadas, potenciando a sua expansão industrial rara no panorama português. Foi já no decurso da década de 1940 que a empresa deu início ao que seriam as suas mais conhecidas produções, as máquinas de costura Oliva, inaugurando o fabrico de precisão em série em Portugal. Em 1944 foram encomendados projetos de arquitetura ao atelier Portuense ARS Arquitetos para a construção de dois pavilhões com vista à instalação de unidades de linha de montagem, produção de máquinas de costura e uma fundição. A empresa passou a ser conhecida publicamente por Oliva e a sua imagem ainda hoje perdura graças à estratégia de publicidade que envolvia cartazes criados pelo designer modernista Alberto Cardoso, à participação em filmes portugueses e a campanhas de publicidade lançadas em todo o país e nas então colónias de Angola e Moçambique. No decurso da década de 1950 a Oliva entrou no campo da fundição ferrosa pesada, o que deu origem à construção de novos edifícios da autoria do mesmo atelier de arquitetura do Porto ARS. O Centro de Arte Oliva está instalado no que foi uma das últimas fases de construção iniciada em 1960 e destinada a acolher armazéns da fundição e “edifícios geraes”, cujo projeto foi assinado pelo arquiteto Fernando Manuel Vieira de Campos e pelo engenheiro Manuel Eduardo Coimbra de Sousa. No seu maior expoente contou com cerca de três mil trabalhadores. Na década de 1970 foi vendida ao grupo norte americano ITT – International Telephone and Telegraph, entrando num longo processo de declínio a partir de 1980 que conduziu ao fecho total em 2010. A cidade adquiriu uma parte dos edifícios que submeteu a uma reabilitação inspirada no modelo de reconversão de instalações industriais desativadas em centros artísticos e culturais.


Exposiciones de Centro de Arte Oliva
Elevador da Glória
Colectiva
Vigente

Entrada actualizada el el 25 oct de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Noticias relacionadas

Actualidad, 30 oct de 2013

El Oliva Creative Factory se inaugura con la Colección Norlinda y José Lima

Por ARTEINFORMADO

Con la exposición titulada " Traço Descontínuo: Coleção Norlinda e José Lima - Uma Seleção" se inaugura el Oliva Creative Factory, un nuevo centro cultural instalado en el viejo barrio ...

Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 nov de 2024 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España

Estudios abiertos (I)

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Hito Steyerl. Tiempos líquidos, tiempos feudales

Ver cursos propuestos en España