Descripción del Artista
Ricardo Ramos nasceu em Lisboa em 1978, e quem o conhece como eu já há 20 anos que estava à espera que ele decidisse partilhar o seu talento que sempre foi evidente em todas as coisas que fazia.
Num dia em madeira, noutro em ferro, papel, fibra de vidro ou pedra o Ricardo estava sempre a surpreender-nos com as mais variadas criações, que embora todos o exultassem a repetir e a desenvolver, ele abandonava por parecer perder o interesse assim que tivesse ultrapassado o desafio que o tinha levado a explorar aquele material.
Há uns anos que tinha deixado a madeira, em especial a marcenaria, e parecia querer dedicar-se à modelagem 3D. Mas parece, e felizmente, que o 3D não era um fim mas um meio de construir e desconstruir vezes sem conta e de trabalhar a mente na antevisão dos modelos que agora cria.
Agora pode-se dizer que todo o caminho que parecia errático afinal era parte de um plano, um caminho para trazer o Ricardo até onde está agora. Até ao Xico Gaivota.
A relação do Ricardo com o mar é especial! E não é de agora. Desde miúdos que preferia as rochas e as arribas à toalha e à areia da praia.
Esta atracção e fascínio foram como um chamamento para a pesca e para a apanha de percebes que começou como desafio, evoluiu para uma paixão obsessiva e transformou-se numa forma de vida.
Tantos anos a viver no e do Mar, e com a chegada dos filhos com quem sentiu a necessidade de partilhar a sua paixão e forma de viver, começou, sem dar conta, a agir com determinação perante os problemas que impactam não só com as gerações futuras, mas com as presentes.
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España