Descripción del Profesional del arte
Priscila Arantes é pesquisadora, docente, curadora e gestora cultural. Desde 2007 é diretora artística e curadora do Paço das Artes. De 2007 a 2011 é diretora de programação do MIS (Museu da Imagem e Som) desenvolvendo curadoria e projetos na área de arte contemporânea. Desenvolve seu segundo pos doutorado junto a School of Visual Arts da Pennsylvania State University(USA) em 2012. Ainda neste ano recebe prêmio da Getty Foundation para participar da 101 Conferencia Anual do College Art Association em Nova York e tornar-se membro da Associação. Em 2010 integra o Conselho Editorial da Revista do Polo de Arte Contemporânea da Bienal Internacional de São Paulo. É formada em filosofia pela Universidade de São Paulo (1989), possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997-2003) e desenvolve seu primeiro pós-doutorado, com projeto na área de estética e arte em meios tecnológicos, na Unicamp (2008). É professora de cursos de graduação e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo tais como Tecnologia e Mídias Digitais, Arte: História, Crítica e Curadoria e Artes do Corpo. Atualmente integra, como pesquisadora, o grupo cadastrado no CNPq: Historia da Arte, Crítica e Curadoria. Durante os anos de 2005 a 2009 é professora e membro do Conselho do Mestrado em Design do Centro Universitário SENAC, coordenadora do curso de pós-graduação em Mídias Interativas do Centro Universitário SENAC, supervisora da habilitação em arte e tecnologia do curso de Tecnologia e Mídias Digitais da PUC/SP, líder do grupo de pesquisa CNPq Estética, Design e Comunicação (SENAC) e pesquisadora do grupo Arte, design e tecnologia (PUC/SP). É autora de Arte @ Mídia: perspectivas da Estética Digital (Senac/FAPESP), finalista do 48 Prêmio Jabuti (2006), do livro Conexões Tecnológicas (org.) publicado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (2007), de Estéticas tecnológicas: novas formas de sentir (org.), publicado pela Editora da PUC/SP (2008), do Livro_Acervo (org.), publicado pela IMESP em 2010, do livro Crossing (Travessias) , publicado pela Imesp em 2010, e de inúmeros artigos publicados em livros/revistas/periódicos nacionais e internacionais na área de arte, novas mídias, ciberarte, cultura digital, entre outros. É parecerista da CAPES/MEC na área de artes e membro do Comitê de História, Teoria e Crítica de Arte da ANPAP. Participa de inúmeros congressos nacionais e internacionais tais como ANPAP, COMPOS, P@D, dentre outros. Em 2006 foi presidente do I Congresso Internacional de Estéticas Tecnológicas (PUC/SP) e curadora da exposição Circuitos Paralelos: retrospectiva Fred Forest, do artista argelino Fred Forest, no Paço das Artes. Concebe e organiza em 2006, com o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia e o Canal Contermporâneo , o evento Conexões Tecnológicas.Entre 2008 e 2009 realiza as curadorias: Bia Medeiros: trajetórias do corpo na Caixa Cultural (RJ e BSB), I/legítimo: dentro e fora do circuito no MIS e Paço das Artes e Grau Zero no Paço das Artes.Entre 2010 e 2011 concebe e organiza o 1 Simpósio Internacional do curso de Arte:crítica e curadoria da PUC/SP , realiza a curadoria Crossing (Travessias) integrante do Polo de Arte Contemporanea da 28 Bienal Internacional de Arte Contemporânea e a curadoria Assim é, se lhe parece no Paço das Artes.
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Priscila Arantes is a researcher, curator, and professor based in São Paulo. She is the director and curator of the Paço das Artes since 2007. Arantes developed postdoctoral research at Penn State University (USA) and currently teaches in the graduate program in Design at the Universidade Anhembi Morumbi. Between 2007 and 2011, she was the program director of the Museu da Imagem e Som. In 2010, she was a member of the editorial board of the Bienal de São Paulo’s Revista Polo de Arte Contemporânea. She has served a juror at Capes/MEC and was member of the history, theory, and criticism committee of the ANPAP. Among her publications are the books Arte@Mídia: perspectivas da estética digital (Senac, 2005); and Re/escrituras da arte contemporânea: história, arquivo e mídia (Sulinas, 2015).
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