Galerías y otras organizaciones que le representan
Organizaciones con obra
Profesionales con obra
Descripción del Artista
Pedro Casqueiro nasceu em Lisboa em 1959, onde atualmente reside e trabalha. Tendo completado o curso de Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1984, expõe regularmente desde 1981.
Operando sobre diversos suportes pictóricos, o trabalho de Pedro Casqueiro é frequentemente caracterizado como avesso às lógicas de classificação que mapeiam uma produção autoral, suprimindo desvios à norma que não encontram lugar no ordenamento linear e homogeneizante.
A “frenética versatilidade” da sua produção assenta num léxico visual alargado, no sentido da exploração de diferentes linguagens visuais no suporte pictórico. Entre as formas e estilos que emprega, contam-se: diferentes incursões pela abstração, desde vertente gestual e matérica, à sobriedade formal de composições por grelhas e planos uniformes de cor; evocação arquitetónica pela representação de volumetria geometrizante; figuração por pictogramas, referências à banda desenhada e imagética pop; utilização de grafismos, lettring e palavra pintada. A opção pela aplicação de sistemas formais divergentes não afirma necessariamente a negação das formas anteriormente aplicadas, mas uma permanente abertura do léxico de possibilidades, testando as valências comunicacionais das diversas estruturas de significação visual.
Este caráter sinuoso do trabalho de Pedro Casqueiro assume-se como o elemento unificador na sua obra heterogénea4, implicando uma experiência dimensionada à singularidade cada trabalho e ao universo particular que os seus elementos compõem.
A sua obra esteve representada em diversas exposições coletivas em espaços institucionais em Portugal e no estrangeiro, incluindo o Museu de Serralves, Porto (2000 e 1992), CAM – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (1992), Museu da Eletricidade – Fundação EDP, Museu Coleção Berardo, Centro de Arte Manuel de Brito – CAMB (2010), na Galeria de Pintura do Rei D. Luís, Palácio da Ajuda (2000), ambos em Lisboa; e igualmente no estrangeiro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1994), Museo Extremeño y Iberoamericano de Arte Contemporáneo (MEIAC), Badajoz (1999), Museum van Hedendaagse Kunst, Gent, Bélgica (1991), Akademie der Künste, Berlim (1998), e na Margaret Lipworth Gallery (com John Walker e Gerald Lang), Boca Raton, Florida (1993).
Artistas similares
Mercado, 28 feb de 2013
Una decena de artistas estrenan galería esta semana
Por ARTEINFORMADO
Una decena de artistas se incorporan esta semana por primera vez a sus nuevas galerías, entre los que detacan la argentina Alejandra Padilla (San Miguel de Tucumán, 1961) a la ...
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España