Descripción del Artista
Precursor do Cinema Marginal e um dos expoentes do cinema autoral no Brasil, Ozualdo Ribeiro Candeias foi um dos cineastas mais criativos que o país revelou. No início dos anos 1950, começou a realizar filmagens caseiras com uma câmera 16 mm Keystone.
Passou a dirigir documentários institucionais e cine-reportagens e a trabalhar na equipe técnica de algumas produções. Em 1967, dirige seu primeiro longa, A margem, que conquistou bom resultado de público e foi considerado pelo Instituto Nacional de Cinema o melhor filme daquele ano. Com o filme pronto, dirige-se à Boca do Lixo para tratar da distribuição e, assim, Candeias aos poucos começa a frequentar o reduto da Boca do Lixo, no bairro da Luz, mais especificamente na rua do Triumpho, em São Paulo.
A trajetória deste cineasta, falecido em 2007 aos 89 anos, está ligada à história desse polo de produção cinematográfica que chegou a ser responsável por cerca de 50% da produção dos filmes nacionais nos anos de 1970. Candeias fotografou durante mais de quatro décadas o cotidiano da vida e do trabalho na Boca do Lixo.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España