Galerías y otras organizaciones que le representan
Descripción del Artista
Nascida no Peru, mas criada no Brasil, Nydia Negromonte se formou em desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG e se especializou na Espanha, cursando pós-graduação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. Trabalha com desenho, escultura, instalação, fotografia, vídeo e intervenções in situ.
Em 1999 foi artista residente no Atelier HANGAR, Barcelona, Espanha, participando da ARCO, Feria Internacional de Arte Contemporâneo em Madrid e das exposições coletivas “Corpo Seco” na Galeria Sicart e “Urbild” na Galeria Antonio de Barnola, ambas em Barcelona.
Em 2012 participou da 30ª Bienal de São Paulo, “A iminência das poéticas”, com os trabalhos “Hídrica: episódios”, “Lição de coisas”, “Posta” e “Barrado”, num desdobramento de sua grande mostra individual no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte. No ano anterior, a ação-instalação “Casa das vitaminas” foi apresentada em Porto Alegre, no Parque Farroupilha e a intervenção “Jasmim do Cabo” no Instituto Undió, Belo Horizonte. Recentemente participou da mostra coletiva “Punto de Quiebre” na Beatriz Gil Galeria em Caracas, Venezuela.
Arte en Datos, 12 may de 2015
Quince artistas peruanos de sólidas trayectorias, residiendo fuera y dentro del Perú
Por ARTEINFORMADO
Teresa Burga, Fernando de Szyszlo, Milagros de la Torre, Cecilia Paredes, Fernando Bryce, Aldo Chaparro, Sergio Zevallos o Jota Castro se encuentran entre los artistas latinoamericanos de mayor proyección internacional.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España