Descripción del Profesional del arte
Nathalia Lavigne é crítica de arte, jornalista e curadora. É doutoranda no programa de Projeto, Espaço e Cultura pela FAUUSP, mestre em Teoria Crítica e Estudos Culturais pela Birkbeck, University of London, e graduada em Jornalismo pela PUC-RJ. Trabalhou como repórter e editora em veículos como O Estado de S. Paulo, Folha de São Paulo e Veja São Paulo. Atua hoje como curadora e crítica de arte, escrevendo para veículos como Artforum, ArtReview, Valor Econômico, revista piauí, Estadão, Folha de São Paulo. Como curadora, realizou as exposições “Imagem-Movimento”, na Zipper Galeria, em dezembro de 2016 e janeiro de 2017, e “(I)matérico Presente”, de Felipe Seixas, em março de 2017, entre outras. É integrante do Grupo de Pesquisa CNPq/FAUUSP Estéticas da Memória no Século 21 e membro do Laboratório para OUTROS Urbanismos, do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAUUSP. Foi uma das pesquisadoras do projeto "Observatório do Sul", uma plataforma de discussões promovida em 2015 pelo Sesc São Paulo, o Goethe-Institut e a Associação Cultural Videobrasil, que reuniu ao longo do ano profissionais de diversas áreas de atuação para discutir a questão do Sul Global no campo da cultura.
PhD student at Architecture and Urbanism College, University of São Paulo, researching virtual collections on Instagram and the circulation of artworks as images on this platform. Holding a Master's degree in Cultural and Critical Studies from Birkbeck, University of London (2014) and a degree in Journalism from PUC-RJ (2004), I’m currently an art critic, researcher and curator, after a ten-year career as a journalist. As a researcher, I took part of the the "Observatório do Sul" project, a platform for discussions promoted in 2015 by Sesc São Paulo, the Goethe-Institut and the Associação Cultural Videobrasil, which brought together professionals from different fields to discuss the Global South in the field of culture. Among the exhibitions she curated are Image-movement (2016) and (Im)material present (2017), at Zipper Galeria. She is a also a member of the research project Aesthetics of Memory of the 21st Century, coordinated by Giselle Beiguelman, and a contributor to Artforum International Magazine.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España