Descripción del Artista
maré de matos
artista transdisciplinar. mineira, do vale do rio doce. graduada em artes visuais na escola guignard (uemg), mestre em teoria literária (ufpe) e atualmente desenvolve o projeto museu das emoções no doutorado (diversitas, usp). exercita o tensionamento entre versão e verdade; história única e contra-narrativas polifônicas; poder e posição; representação e responsabilidade. pesquisa invenção da raça e narrativa de si, imaginário e delírio da modernidade, subjetividade e poéticas negras. seus trabalhos situam-se, sobretudo, na vizinhança entre os territórios da imagem e da palavra.
Exibiu ’Emoção’ na exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros, com curadoria de Hélio Menezes e Raquel Barreto (IMS, São Paulo, 2021); ’Ferramentas’ e ’Todo cuidado é pouco’ em Por um sopro de fúria e esperança, com curadoria de Galciane Neves e Natalie Understell (MUBE, São Paulo, 2021); ’Oralidade’ na exposição Língua Solta com curadoria de Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos (Museu da Língua Portuguesa, São Paulo, 2021); ‘Púlpito Público’ (Museu Afro Brasil, São Paulo, 2021) e na exposição Lugar Comum: travessias e coletividades na cidade com curadoria de Camila Bechelany (Ibirapuera, São Paulo, 2020); ‘História' na Real Fake, com curadoria de Lei Kassab (Galeria Lume, São Paulo, 2021); ’Como aprender com o imprevisível’ na Abre caminhos! com curadoria do Hélio Menezes (CCSP, São Paulo, 2020); ‘Rasgar o rigor’ na Farsa com curadoria de Marta Mestre (Sesc Pompeia, 2020); ‘Fundamento’ no Sertão: Panorama da Arte Brasileira com curadoria de Julya Rebouças, (MAM, SP, 2019); ‘Anti-bandeirante’ na exposição Entremoveres com curadoria de Ariana Nuala e Ana Lira (Museu da Abolição, Recife, 2019; ‘Selvagem’ na Ontem, hoje, agora, com curadoria de Catarina Duncan, (Solar dos abacaxis, Rio de Janeiro, 2019), ‘Vão ou como discutir privilégios através de jogos de sorte e azar’ na ⦿ com curadoria de Catarina Duncan (Galeria Leme, São Paulo, 2018); ‘Sertão Doce’ na exposição Os da minha rua com curadoria de Joana D’ark (Museu da Abolição, Recife, 2018); ’Conselho’ na exposição Vetores com curadoria de Ariana Nuala (Museu Murilo La Greca, Recife, 2018); ‘Como viver do desejo’ no MAMAM, Recife, 2016.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España