Descripción del Artista
O trabalho de Manuel Tainha, procura acima de tudo explorar as suas heranças pessoais e coletivas, a cultura onde cresceu e vive, assim como as referências visuais, pessoais e outras, que vai retendo no seu percurso por entre essas mesmas heranças. Na procura de uma qualquer linguagem pontuada por acentos e exclamações, assim o seu trabalho explora a composição através de alternância de processos, seja como adição/subtração, seja como pintura/objecto, ou seja noutros registos a trabalhar.
O artista que está em Portugal depois de uma estada prolongada em Hamburgo, na Alemanha, onde trabalhou com o conhecido artista alemão Anselm Reyle, volta a Lisboa cheio de novas ideias provocativas que colocam em questão o próprio espaço expositivo bem como a nossa noção de pintura.
Nota biográfica:
Manuel Tainha nasceu 1993 em Lisboa, onde vive e trabalha.
Graduou na FBAUL (Faculdade de Belas-Artes Universidade de Lisboa), Portugal em 2016, para depois se mudar para Hamburgo onde foi aceite na turma de Anselm Reyle na HFBK Hochschule für Bildende Künste Hamburg / Universidade de Hamburgo, Alemanha.
A pintura é o seu meio preferido, e o espaço segue-se logo como meio importante para o seu trabalho e pensamento criativo.
Mazagran na Galeria Belo-Galsterer é a sua primeira exposição individual em Portugal.
Suas mais recentes participações em exposições em 2017 foram WAX ON, WAX OFF, Las Palmas Project, Lisboa, PT; COYOTE UGLY, Galeria Alecrim50, Lisboa, PT; ZÁS TRÁS TRÁS, instalação coproduzida com o arquiteto Alexandre Marques Pereira, Livraria D. Miguel da Silva, Viseu, PT; e em Hamburgo a Jahresausstellung, da turma Anselm Reyle Klasse no espaço Thilo Heinzmann Raum, HFBK, Hamburg, DE.
Seu trabalho encontra-se representado em várias coleções privadas portuguesas.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España