Galerías y otras organizaciones que le representan
Organizaciones con obra
Descripción del Artista
Mano Penalva (Salvador de Bahia, Brasil, 1987), vive e trabalha em São Paulo. O trabalho de Mano Penalva parte do estudo da cultura material, mudanças de comportamento e efeitos da globalização. Sua produção é deliberadamente não-representativa, permitindo que os materiais ditem a forma e se unam por conta própria a partir de um desejo de existirem no mundo.
O processo de Mano Penalva envolve seu interesse pela antropologia e formação cultural, que se materializa nessa urgência em se apropriar de artigos comuns encontrados e adquiridos na rua, mercados populares e em viagens. Sendo assim, pode-se reconhecer uma quebra de fronteiras, uma linguagem globalizada a partir da natureza dos materiais e objetos que compõem seus trabalhos, seja na apropriação de uma iconografia nacional familiar, ou na justaposição desta à outras iconografias de diversas partes do mundo, subvertendo muitas vezes os valores e significados originais e costurando discursos de cunho sociais filosóficos que são evidenciados pelas formas dos objetos criados.
O artista explora a poesia obtida pelo deslocamento dos objetos de seu contexto cotidiano, trabalhando com diferentes mídias como pintura, fotografia, escultura e instalação. Sua produção engloba apropriações, nas quais desenvolve um estudo do objeto comum inserido na cultura, realizando uma longa coleta de artigos encontrados na rua e em mercados populares. Ao criar os trabalhos, subverte o valor dos objetos do cotidiano, propondo novos agrupamentos estéticos a partir da relação das estratégias de venda do varejo e das suas experiências de coleta.
Seu trabalho traz reflexões sobre o caráter dos objetos, como eles transitam pelo mundo, as relações de troca e acordos comerciais entre países. Eles adquirem diferentes camadas de significados quando utilizados por diferentes culturas, impactando na formação dos costumes de uma sociedade. Mano realça com seus trabalhos a ideia que a exponencial proliferação de objetos e imagens não se destinam a treinar a percepção ou a consciência, mas insistem em fundir-nos com eles.
“Gosto de pensar que meu trabalho é sobre as coisas do mundo, onde a improvisação, reutilização e reconfiguração estão em jogo. Me interesso na forma cotidiana da construção urbana, uso decorativo e prático do material, que de alguma forma refletem as realidades sócio-econômicas e culturais de um povo."
Entre as exposições individuais estão: Hasta Tepito, B[X] Gallery, curadoria Julie Dumont, (Brooklyn, NY, 2018); Requebra, Frederic de Goldschmidt Collection, curadoria Julie Dumont (Bruxelas, Bélgica, 2018); TRUK(ə), Soma Galeria, curadoria Josué Mattos (Curitiba, PR, 2018); Proyecto para Monumento, Passaporte Cultural, curadoria Yunuen Sariego (Cidade do México, MX, 2017); Andejos, Museu de Arte de Ribeirão Preto, com texto crítico de Olivia Ardui (Ribeirão Preto, SP, 2017); Estado Sul, Camelódromo, curadoria Franck Marlot (Porto Alegre, RS, 2017); Balneário, Central Galeria, com texto crítico de Bernardo Mosqueira (São Paulo, SP, 2016); Deslocamento, Qual Casa, com texto crítico de Tarciso Almeida (São Paulo, SP, 2015), como parte do projeto Mesmo Lugar do Jardim do Hermes.
Entre exposições coletivas que participou estão: Bienal das Artes, SESC Distrito Federal, Curadoria Enock Sacramento (Brasília, DF, 2018); Ser, Habitar e Imaginar, Concrete Space, Curadoria Adriana Herrera (Miami, EUA, 2018); Blockchain/Alternative barter: a new method of exchange?, B[x] Gallery, curadoria Pia Coronel (Brooklyn, Ny, 2018); O Maravilhamento das Coisas, Galeria Sancovisky, curadoria Julie Dumont (São Paulo, SP, 2018); A Bela e a Fera, Central Galeria, curadoria Leda Catunda (São Paulo, SP, 2017); Hecha la ley, hecha la trampa, Hangar, curadoria Maykson Cardoso (Barcelona, BCN, 2017); As coisas se escoram tortas, Divisão de Artes Plásticas da Uel, curadoria Danilo Villa e Ricardo Basbaum (Londrina, PR, 2017); Área, Espaço Saracura, curadoria Omar Porto (Rio de Janeiro, RJ, 2017); Comensais, Projeto A MESA, curadoria Maykson Cardoso (Rio de Janeiro, RJ, 2016); Secretaria Insegurança Pública, SAO Espaço de Arte, curadoria Caroline Carrion (São Paulo, SP, 2016); 41º SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto, Museu de Arte de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto, SP, 2015); Arranjos, SAO Espaço de Arte, com texto crítico de Mariana G. Leme (São Paulo, SP, 2016); Simphony of Hunger: Digesting FLUXUS in five moviments, A PLUS A Gallery, curadoria September Collective (Veneza, IT, 2015); CONTRAPROVA, Paço das Artes, curadoria Hermes Artes Visuais (São Paulo, SP, 2015); 22º Salão de Praia Grande (São Paulo, 2015), 40º SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto, Museu de Arte de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto, SP, 2015); L’imaginaire de l’enfance, Cité Internationale des Arts, curadoria Carlotta Montaldo (Paris, FR, 2015); VIDI ARTE, Mirante do Avrão, curadoria Roberta Fernandes (Rio de Janeiro, RJ, 2014); Yf you see something, say something, Lot 45, curadoria Group BR (Brooklyn, NY, 2014).
Entre os prêmios que recebeu estão: 41º SARP-Salão de Arte de Ribeirão Preto (2015).
EDUCATION
MFA Photography, Video and Media, School of Visual Arts, New York, 2005-2007
BFA Painting, Rhode Island School of Design, Providence, Rhode Island, 1999-2003
SOLO EXHIBITIONS
2017 Geometry of Space, Blue Sky Gallery, Portland
2014 Geometry of Space, Alarcon-Criado Gallery, Seville, Spain
Geometry of Space, FIAC Officielle, Bendana-Pinel Gallery
2013 Photo Sculptures, Blue Sky Gallery, Portland, Oregon
2012 De-Constructions, Guatephoto, Guatemala City
2011 Re-Constructions, Galerie Bendana-Pinel, Paris
2010 Descubrimientos, Photo España, Madrid, Spain; Abstractions, Museo Experimental El Eco, Mexico City
Alejandra Laviada, Galería Full Art, Seville, Spain
2008 Photo Sculptures, Danziger Projects, New York City
2005 Tito Guizar, Pasagüero, Mexico City
SELECTED EXHIBITIONS
2017 New Vision/New Generation: Luigi Ghirri/Andrea Grútzner, László Moholy-Nagy/Alejandra Laviada, Julie Saul Gallery, New York; In Focus/Enfoque: Contemporary Photography in Mexico, LACA Projects / Mint Museum, Charlotte; Point / Counterpoint: Contemporary Mexican Photography, Museum of Photographic Arts, San Diego
Collective Thinking, For Freedoms, Aperture Foundation, New York
2015 Develar y Detonar, Photography in Mexico ca. 2015, Photo España, Madrid / CNA, Mexico City; Contemporary Mexican Photography: Existe lo que no tiene nombre, San Francisco Camera work; Todo por ver, Foto Museo Cuatro Caminos, México DF
2014 (un)real, Maddox Arts Gallery, London; Landmark, Julie Saul Gallery, NY; Du Sud au Nord, Bendana-Pinel Art Contemporain c/o Galleri Charlotte Lund, Stockholm, Sweden; Creación en Movimiento: FONCA Jóvenes Creadores 2012-13
2013 Umbrales 1.5, Fotograma Festival; After Alvarez Bravo, Museo de America, Madrid, Spain; Ensamble: Alejandra Laviada y Omar Rodríguez-Graham, Diagrama, México; Laatikkomo: Six Degrees of Photography, Finland;
2012 Second Nature: Abstract Photography Then and Now, De Cordova Museum; Volta 8, Basel, Galería Alarcon-Criado; Contemporary Mexican Photography, Paul Kopeikin Gallery;
2011 Across the Divide: Critical Mass; George Eastman House Benefit Auction, New York; ARCO Madrid, Galería Alarcon-Criado
2010 XIV Bienal de Fotografía, Centro de la Imagen, Mexico City; The Year in Pictures, Danziger Projects, New York
2009 Hyeres Photography Festival, Hyeres, France; Tenth Show, Galerie Bendana-Pinel, Paris; Intimidades: Accesos Públicos/Visiones Privadas, Palacio de Iturbide, Mexico City
2008 Helsinki Bienniale, Design Museum, Helsinki; New York Photo Festival, Chisel, curated by Kathy Ryan, New York; Foreclosed, The Print Center, Philadelphia; 31 Under 31: Young Women in Art Photography, Humble Arts Foundation, Brooklyn
AWARDS / GRANTS
2012-13 ,FONCA Jóvenes Creadores Grant
2010, XIV Bienal de Fotografía, Centro de la Imagen, Mexico, first place
2009, Photo España Descubrimientos Prize
2009, Hyeres Photography Festival, shortlisted
2009, Paull Huff Award, nominee
2009 Wallpaper, Emerging Photographers of the Year
2008 American Photo Emerging Photographers of the Year
2007 PEEK, Art+Commerce Emerging Photographers
2007, PX3 Prix de la Photographie, Paris, Honorable Mention
2006 American Photo Images of the Year, Honorable Mention/Personal Work
2006 Golden Light Awards, First Place Personal Work
2006, XII Bienal de Fotografía Mexico, Honorable Mention
COLLECTIONS
Museum of Fine Arts, Houston
Centro de la Imagen, Mexico
Bank of America Collection
Fundación Televisa
PUBLICATIONS
Geometry of Space, Blue Sky Books, 2017
Point/Counterpoint: Contemporary Mexican Photography, Museum of Photographic Arts, 2017
Imaginario: Colección y Archivo Fundación Televisa, Editorial RM, 2016
Develar y Detonar, La Hydra, 2015
Alejandra Laviada, Blue Sky Books, 2014
Contemporary Art Mexico, Thames and Hudson, 2014
Art Photography Now (second edition) by Susan Bright, Thames and Hudson, 2011
Abstracción Temporal, Museo Experimental El Eco 2010
Magazines:
The New York Times Magazine; Le Monde; Vogue (Latin America); Wallpaper; Photograph Magazine; Modern Painters; American Photo; ROJO; Capricious Magazine; Grafik; Dumbo Feather (Australia); Departures; Serge (Sweden); Architectural Digest
Artistas similares
Mercado, 05 oct de 2016
Adriana Varejão se estrena en la todopoderosa Gagosian
Por ARTEINFORMADO
Varejão lo hace con la exposición individual "Azulejão" en la sede de Roma de este conglomerado galerístico estadounidense.
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España