Descripción del Profesional del arte
Director artístico del Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida (CAC), desde enero de 2018, en sustitución de Filipa Oliveira.
Profesor de la Escuela de Artes de la Universidad de Évora, fundó y dirigió el Festival Escrita na Paisagem (2004-2012), una plataforma transdisciplinaria de creación contemporánea que ha ubicado en Alentejo numerosos proyectos creativos internacionales.
-----------------------------------------------------------------
Docente no Departamento de Artes Cénicas da Escola de Artes da Universidade de Évora, onde leciona disciplinas da área da história e estética do teatro.
Membro do Conselho Diretivo do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora, onde é membro colaborador e integra vários grupos de investigação na área do teatro e da curadoria.
Doutorando na Sorbonne (Paris 1), com um projeto em torno da problemática da Documentação e Arquivo nas artes performativas. Tem colaboração dispersa em vários jornais e revistas, nacionais e internacionais.
Publicou Uma discreta invençam (2004), sobre Gil Vicente; Por dar-nos perdão (2006), sobre teatro medieval, Dos autores formygueiros (2013), sobre o teatro pós-vicentino, e Da vida das marionetas. Ensaios sobre os Bonecos de Santo Aleixo (2015).
Editou e co-editou vários títulos, de que destaca Escrita na paisagem (Porto, Mimesis), a edição dos textos dos Bonecos de Santo Aleixo: Autos, Passos e Bailinhos (2007) e, com Christine Zurbach, Investigação e(m) artes: perspectivas (2014).
Colabora com várias organizações de formação, festivais e instituições na área da programação artística e cultural.
Fundou e dirigiu o Festival Escrita na Paisagem (2004-2012), no âmbito do qual programou inúmeros projetos e criações de artistas nacionais e internacionais.
Foi o curador português do projecto INTERsection: intimacy and spectacle, integrado na Quadrienal de Praga 2011.
Foi o curador dos Ciclos de São Vicente (2011-2017).
Arte en Datos, 09 sep de 2019
36 mandos en 29 museos y centros de arte de Portugal
Por Gustavo Pérez Diez
Este nuevo informe recoge a lxs máximxs responsables (directorxs ejecutivos y artísticos, presidentes, curadorxs jefe y asesores) de las principales instituciones artísticas públicas y privadas de Portugal. También incluye algunxs directores ...
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España