Descripción del Profesional del arte
Horrana de Kássia Santoz es curadora de Investigación y Acción Transdisciplinaria Ivani y Jorge Yunes. El programa, establece por primera una alianza del museo con una colección privada, que financiará el salario y todos los gastos relacionados con la nueva curadora, además de un presupuesto anual para el desarrollo de la programación.
Antes era parte o núcleo Mediação e Programas Públicos do Museu de Arte de São Paulo - Assis Chateaubriand, como assistente de coordenação do MASP Escola. Em particular realiza pesquisas no campo da sociologia da cultura e antropologia. Direito à cidades, práticas culturais, diaspora, cultura afro brasileira, educação antirracista, educação em gênero e sexualidades, politicas públicas da cultura, mediação de conflito e gestão cultural.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atua desde 2007 no desenvolvimento de novas práticas educativas em museus, espaços culturais, como arte-educadora, mediadora, pesquisadora, assistente de produção e curadoria. Possui curso extra-acadêmico em Gestão Cultural, pelo Centro de Pesquisa e Formação, SESC, realizado na unidade - Vila Mariana e FECOMERCIO na cidade de São Paulo; 08/2014 a 04/2015, tendo concluído o curso com a pesquisa "Quando a cultura muda? Reconfigurações da prática cultural na contemporaneidade." Integrou o "Coletivo Monográfico" e o "Coletivo Mimosas Pudicas" com produção de performances, intervenção e vídeo-instalação. Realiza pesquisas sobre as temáticas da teoria em arte, intervenção urbana e arte pública. Proponente selecionada e premiada com o projeto "Inapreciável, desdobramentos da mostra" pela Lei Rouanet de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura (2010). Coordenou os seguintes projetos de arte-educação; "O lugar do meu lar" vinculado a mostra de arte itinerante "Baustelle" - projeto premiado pelo Edital 010/2011 da Secretária de Estado da Cultural do Espirito Santo; "Cartas Náuticas" para exposição "Engenharia Naval em Papel" do Coletivo Monográfico, no Museu do Colono de Santa Leopoldina. Colaborou com ações e atividades do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espírito. Em 2010 realizou a curadoria e produção executiva da exposição coletiva "Luto" em complemento das atividades culturais do II Seminário Nacional de Africanidades e Afrodescendências realizado na U.F.E.S. Em 2011, ministrou a oficina de arte-educação ?O lugar do meu lar e a paisagem de palavras?, na programação do IV Seminário de Educação das Relações Raciais Afro-brasileiras. Atuou no Ensino Regular, nas redes pública e particular de ensino na modalidade de 1º ao 4º ano Ensino Fundamental de 09 anos e 3ª e 4ª séries e 5ª a 8ª série e ensino médio. Integrou o Programa Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, de outubro de 2013 a janeiro de 2017, como colaboradora da Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. Inicialmente como assistente artístico-pedagógico da unidade Fábricas de Cultura Brasilândia, a partir de fevereiro de 2014, como assistente de coordenação artístico-pedagógico e entre maio de 2016 a janeiro de 2017 assumiu o cargo de supervisora artístico-pedagógica da Fábrica de Cultura Jardim São Luis. Realizou a produção da segunda edição do projeto de audioguias para o Museu de Arte de São Paulo - Assis Chateaubriand, com artistas, historiadores e curadores, no periodo de agosto de 2016 a dezembro de 2016, sob a coordenação da curadora Luiza Proença e direção de Adriano Pedrosa.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España