Organizaciones con obra
Descripción del Artista
Filho de um francês e uma brasileira, Henri Ballot (1921-1997) nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, e aos dois anos de idade foi morar na França. No começo da Segunda Guerra Mundial ficou preso pela armada alemã na Espanha, por quatro meses. Após sua libertação, tornou-se piloto da Free French Air Force, na Inglaterra. Sofreu um acidente aéreo, e em 1949 decidiu voltar a morar no Brasil. Ao chegar em São Paulo, logo começou a trabalhar como fotógrafo para a revista O Cruzeiro.
Entre 1949 e 1968 Ballot realizou inúmeras reportagens de grande relevância histórica. Registrou, por exemplo, alguns dos primeiros contatos com as comunidades indígenas do Xingu, acompanhando os irmãos Villas Bôas na Expedição Roncador-Xingu pela região do Diauarum (MT), entre 1952 e 1957. Documentou também todo o processo de negociações que culminou, em 1961, na criação do Parque Nacional do Xingu (hoje Parque Indígena do Xingu).
Muitas das fotorreportagens feitas por Ballot foram feitas em conjunto com o jornalista Jorge Ferreira, sempre publicadas de acordo com a linha editorial d’O Cruzeiro, que promovia a imagem de um índio exótico, genérico, e domesticável. Segundo Sérgio Burgi e Helouise Costa,
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España