Organizaciones con obra
Descripción del Artista
Fernanda Amaral Chemale
Osório, 1965
Fernanda Chemale é fotógrafa independente, artista visual e designer de joias. Trabalha questões relacionadas à fotografia e memória desenvolvendo projetos na vertente autoral e documental. Encontra no cotidiano vestígios do homem urbano, apropriando-se de seus objetos, espaços e ações casuais. Na construção de suas imagens suprime a fronteira entre realidade e ficção sugerindo possibilidades narrativas. Neste ambiente o espectador é desafiado a decifrar imagens. Propõe uma fotografia oculta, paradoxal e subversiva. Dentre as séries que desenvolveu destacam-se: Terráqueos, Rock Luz Velocidade, Mendigos, Abstracto, Face, Tempo de Rock e Luz, ElefanteCidadeSerpente, Espaço de Conflito, A Rua Suspensa, Retratos Clássicos do Rock Gaúcho, Desordem, Rastros d’Eus. Seus arquivos estão presentes em diversos livros publicados, entre eles Jupiter Maçã a Efervescente vida e obra.
É autora de três livros publicados, são eles Tempo de Rock e Luz (2004) curadoria de Paola Oliveira; ElefanteCidadeSerpente (2008) e Desordem (2015) com Gisela Rodrigues produção de Liége Biasotto; todos com design gráfico de Flávio Wild.
Suas obras estão nas coleções Pirelli/MASP de Fotografias do Museu de Arte de São Paulo, Coleção Joaquim Paiva/ MAM-Rio, Coleção Rubens Fernandes Junior, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu do Trabalho, Pinacoteca Municipal Aldo Locatelli, Museu do Homem do Nordeste, Centro Cultural dos Correios, Fundación de Foto Y Cine Latinoaméricano de Paris, Fundación Albacete na Espanha e Museu dos Descobrimentos em Portugal. Graduada em Comunicação Social pela FAMECOS, PUC, é autora dos livros Tempo de Rock e Luz, ElefanteCidadeSerpente e Desordem (Prêmio Açorianos de melhor capa, categoria especial). Coordenou as oficinas de fotografia do Projeto de Descentralização da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre. Como curadora atuou nos projetos da Galeria de Fotografia Olho Nu, IFCH-UFRGS; no CD Lory F.Band; no livro comemorativo aos 150 anos do Theatro São Pedro; em homenagens do Porto Alegre Em Cena e na exposição Sertões Nômades, do VI Theória da Fundação Joaquim Nabuco.
Faz exposições regularmente tendo mostrado suas fotos nas principais capitais do Brasil e no exterior. Participou de Festivais de Fotografia como FotoRio, Rio de Janeiro, Fotoseptiembre USA-SAFOTO, Estados Unidos, Fotograma no Uruguai, FestFotoPOA, Canela Foto Workshops, Foto em Pauta Tiradentes, Festival Paraty em Foco, Pequeno Encontro da Fotografia, Festival de Fotografia do Sertão, Solar FotoFestival, Transatlântica PhotoEspaña, Encontros da Imagem em Portugal e Fórum Latino-americano de Fotografia de São Paulo. Exibiu suas fotos no Teatro Solís em Montevidéu, no 2º Prêmio IEAVi de Artes Visuais e na exposição Vento Sul no Festival de Tiradentes. Colaborou com a Fundação Joaquim Nabuco no projeto Nordestes Emergentes fotografando o Cariri e desenvolveu a série Do Juazeiro ao Chuí para o VI Theória fotografando o nordeste em trânsito no Rio de Janeiro. Vive e trabalha entre Porto Alegre e Rio de Janeiro, Brasil.
nandachemale@cpovo.net | www.fernandachemale.com.br
@nandachemale
@Fernanda.Chemale
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España