Organizaciones con obra
Profesionales con obra
Descripción del Artista
O trabalho atual de Fábio Carvalho surgiu como uma reflexão a respeito dos elementos que constituem os estereótipos de gênero, em particular nas culturas ocidentais machistas, como por exemplo os brinquedos que são presenteados às crianças, e as brincadeiras encorajadas e permitidas para cada sexo: bolas, carros, armas, soldados e brincadeiras mais ativas e de força para meninos; bonecas, jogos de chá, jantar e panelas em miniatura, e outras atividades delicadas para meninas, que reproduzem o universo doméstico, entendidas culturalmente como femininas.
Esta divisão em dois mundos distintos, mesmo não intencionalmente, é usada para direcionar e demarcar a futura personalidade das crianças. A vivência da infância, através da socialização por meio das brincadeiras, permite que as crianças se construam como ‘pequenos homens’ e ‘pequenas mulheres’.
Depois de explorar o universo dos brinquedos, ou seja, da infância, a série Macho Toys seguiu para o mundo adulto, onde os estereótipos de virilidade, assunto dos trabalhos, estão já bem consolidados: o soldado, o halterofilista, o vaqueiro (cowboy) e o executivo bem-sucedido.
Os trabalhos de Fábio Carvalho operam na superposição e no conflito entre os estereótipos de masculinidade, e elementos atribuídos tradicionalmente ao feminino, como os padrões decorativos florais, a louça de porcelana, o bordado, os scrapbooks e a decoupage vitorianos. Seu trabalho procura questionar o senso comum de que força e fragilidade, virilidade e poesia, masculinidade e vulnerabilidade não podem coexistir.
Mercado, 26 jun de 2013
Sérgio Sister, Suzana Queiroga y Fábio Carvalho se estrenan en Artur Fidalgo
Por ARTEINFORMADO
La semana, en cuanto a estrenos se refiere, ha traído, como principal novedad, las primeras individuales simultáneas en la galería carioca Artur Fidalgo de los artistas brasileños Sérgio Sister (São ...
Mercado, 13 jun de 2013
La madrileña Fernández-Braso incorpora un nuevo artista: Guillermo Pérez Villalta
Por ARTEINFORMADO
La galería madrileña Fernández-Braso continúa incorporando artistas a su nómina: el último en hacerlo es el gaditano Guillermo Pérez Villalta (Tarifa, 1948), que en los últimos años expuso con la ...
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España