Organizaciones con obra
Descripción del Artista
Licenciou-se em Artes Plásticas e Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e fez parte da direcção da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.
Na Fundação Ricardo do Espírito Santo foi professora de desenho.
A partir do final da década de 1990 viveu alternadamente em Lisboa e em Paris, tendo-se fixado nesta última cidade entre 2003 e 2010.
Obras
O primeiro conjunto de obras marcantes desta pintora surgiu em meados da década de 1980, com a curta série Elasippos, consagrada à obscura mitologia deste filho de Clito e Neptuno, onde se consubstancia já a sua opção por uma pintura de pinceladas substancialmente empastadas que, simultaneamente, conferem profundidade e brilho à composição.
Pouco depois, ainda no final da mesma década, surgiu também a importante série Meninas, onde a representação feminina, infantil e adolescente, é sublinhada por traços profundamente sexualizados, provocatórios e, como refere Liberto Cruz, expressões corporais e faciais algo "libertinárias"
A sua primeira série mais ampla, homogénea e significativa consubstancia-se em Florestas e Mares, um conjunto de telas executadas na transição da década de 1980 para a de 1990. Nestas obras evidencia-se já uma componente conceptual baseada em arquétipos e símbolos ligados ao inconsciente colectivo. Estes surgem sobrepostos a um neo-figurativismo de influência expressionista que progressivamente se vinha consolidando no seu percurso pictórico desde a década de 1980.
Ao longo da década de 1990 derivou a sua pintura para algumas obras menos figurativas e de maior tendência abstraccionista, que se ilustram na exposição Florestas do Arco-Íris, onde a luminosidade é acentuada por inúmeras pinceladas que traduzem uma opção cromática heterogénea e caleidoscópica.
Ainda durante a década de 1990, aproveitando o período em que ali executou o painel azulejar destinado a um viaduto de Algueirão / Mem Martins, no concelho de Sintra, Ema Berta decorou também algumas peças cerâmicas na fábrica Viúva Lamego, em Lisboa.
Já em Paris, desenvolveu uma das suas séries pictóricas mais importantes, Índios, série que surgiu na sequência da sua deslocação ao Canadá, das suas visitas à Art Gallery of Ontario e ao Royal Ontario Museum e, particularmente, da impressão que a herança cultural das First Nations exerceu na pintora.
Pontuada por várias telas de grandes dimensões, esta série, onde a pintora reflecte múltiplas visões sobre distintas heranças culturais dos diversos continentes, inclui ainda uma pequena escultura em bronze.
Em Setembro de 2017 foi anunciada a doação de diversos óleos sobre tela, e esboços, desta artista plástica ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España