Galerías y otras organizaciones que le representan
Descripción del Artista
A pesquisa de Eduardo (Rio de Janeiro, Brasil, 1981) se concentra no estudo dos limites da matéria na pintura. Muito interessado em seus processos, o trabalho dele se desenvolve com a aplicação de finíssimas camadas de tinta em estado líquido. Com a manipulação física da tela, o líquido sofre a ação da gravidade. A massa é controlada e os “acidentes” típicos da pintura são evitados, invertendo assim a lógica daquilo que se espera da tinta nesse estado, que é manchar, escorrer e se comportar de forma aleatória.
A pintura do artista também se relaciona com a anulação do gesto, uma vez que os vestígios da pincelada são desfeitos com a manipulação física da tela. A impressão da tinta sobre a tela é resultado de um processo de evaporação da água, de forma que os pigmentos remanescentes se entranham ao tecido.
O resultado são pinturas extremamente econômicas no volume de matéria depositada sobre a superfície, apresentando suaves transições entre as cores que induzem o espectador a se questionar se a pintura é realmente um trabalho manual ou um trabalho realizado com o auxílio de alguma ferramenta que não seja o pincel, ou até mesmo o resultado de algum artifício tecnológico, tal qual uma impressão de uma imagem construída digitalmente.
Mercado, 18 may de 2021
4 artistas inician nueva representación en Brasil, España y Portugal
Por Gustavo Pérez Diez
Cuatro fichajes que debes conocer y a quienes, desde ya, te sugerimos seguir de cerca en sus actuales y próximas apariciones en sus nuevas galerías.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 16 nov de 2024 - 17 nov de 2024 / Bizkaia Aretoa / Bilbao, Vizcaya, España
La mirada feminista. Perspectivas feministas en las producciones artísticas y las teorías del arte