Galerías y otras organizaciones que le representan
Organizaciones con obra
Descripción del Artista
Dionísio Del Santo nasceu em 31 de janeiro 1925, no município de Colatina (ES), filho de camponeses italianos pobres. Desejando que o seu filho se tornasse um sacerdote católico, seus pais o matricularam no Seminário São Francisco de Assis, no município de Santa Teresa (ES). As leituras na biblioteca do seminário despertaram o seu interesse pelas artes plásticas. Iniciou os estudos de geometria e desenho, e passou a vender projetos arquitetônicos. Após cumprir o serviço militar em Vila Velha (ES) e publicar alguns poemas seus na imprensa local, mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ), com o intuito de prosseguir os estudos na Escola Nacional de Artes e se tornar um artista profissional. No entanto, foi impedido de se matricular por ter feito estudos em um seminário católico, ao invés de uma escola pública ou privada. Ainda assim, não desistiu de seus propósitos e se matriculou no curso livre de “teoria das cores”, ministrado por ninguém menos que Cândido Portinari, de quem o jovem artista capixaba se tornou amigo por toda a vida. Para sobreviver, trabalhou como professor no ensino básico e como desenhista em empresas de artes gráficas e publicidade. Posteriormente, matriculou-se no curso de “modelo vivo” da Associação Brasileira de Desenho. Os nus femininos que desenhou durante este curso foram expostos na sua cidade natal, Colatina, onde geraram uma reação hostil, liderada por sacerdotes católicos, que julgavam a nudez ofensiva à moral. A exposição terminou com a destruição das obras pelo público e com Dionísio sendo obrigado a fugir de volta para o Rio de Janeiro. Então prosseguiu com as suas atividades criativas, participou de várias exposições individuais e coletivas, ministrou cursos de artes e ganhou vários prêmios. Veio a falecer na capital do Espírito Santo, Vitória, no dia 20 de janeiro de 1999. Em sua homenagem, o recém aberto Museu de Arte do Espírito Santo foi batizado de “Dionísio Del Santo”.
Produziu pinturas, desenhos, gravuras, serigrafia e poesia. Associando geometria com figuração, a sua obra artística caracteriza-se por uma apropriação criativa dos princípios racionalistas e formalistas do movimento artístico concretista: apesar de se afastar do concretismo por “um tenso cunho dramático, ou seja, à autoexpressão”, ainda assim “os princípios teóricos do movimento concreto e neoconcreto, fundamentados no raciocínio, ou seja, na dimensão clara do pensamento, foram decisivos para a minha evolução”, escreveu o artista [1]. Utilizou-se com maestria técnica e grande originalidade do rigor formal do concretismo, mesclando-o com a sua própria sensibilidade e reminiscências da infância rústica de filho de camponeses pobres, sobretudo em suas gravuras e pinturas figurativas, “entre o anedótico de que a vida é feita e uma estrita ordem formal”. Também produziu trabalhos abstratos, como pinturas e serigrafias nas quais explora diferentes efeitos visuais por meio de ilusões de ótica e combinações diversas de cor e forma, aproximando-se da arte cinética.
Mercado, 04 jun de 2018
12 artistas latinoamericanos nonagenarios del máximo interés
Por Gustavo Pérez Diez
En el caso de los grandes maestros geométricos y cinéticos, no hay feria de arte internacional, de las consideradas top, en la que no se presente alguna de sus creaciones ...
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España