Descripción del Profesional del arte
Aida Rechena é doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011), mestre em museologia (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2003), especializada em arqueologia (Universidade Autónoma de Lisboa, 2003) e licenciada em História (Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 1985).
A linha dominante de investigação é “Teoria Museológica”, “Museologia e Género” e “Comunicação Inclusiva em museus”.
Tem vasta experiência em curadoria de exposições, no desenvolvimento de programas museológicos e museográficos, na gestão de coleções museológicas e na gestão de museus.
Directora do Museu do Chiado, em Lisboa, desde diciembre 2015 a Novembro de 2017, substituindo no cargo David Santos.
Aida Rechena foi seleccionada por concurso público tendo sido a que apresentou "o projecto mais consistente e inovador para os desafios do futuro" do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.
Diretora do Museu Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco – Portugal), desde 2005 a diciembre 2015, e desde 2012 a Setembro 2015 do Museu da Guarda (Guarda – Portugal).
Desde os anos 1990, a par do percurso académico, Aida Rechena foi técnica superior na Direcção-Geral de Educação, no Museu de Angra do Heroísmo, no antigo Instituto Português do Património Arquitectónico e na Câmara Municipal de Odivelas.
Em 2012, Aida Rechena foi distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia pela tese de doutoramento "Sociomuseologia e Género. Imagens da Mulher em exposições de Museus Portugueses".
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España