Descripción de la Exposición
Dia 10 de dezembro inaugura Zona Fronteiriça, a exposição e apresentação final da residência artística de Camila Lobos Díaz, artista chilena selecionada para a residência de Artes Visuais AiR Carpintarias, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Esta residência que acontece pelo terceiro ano consecutivo tem como objetivo ligar a comunidade multicultural vizinha das Carpintarias ao Centro Cultural e à arte contemporânea. Como leitmotiv serve a ideia e a reflexão acerca do conceito de comunidade. O que é ‘comunidade’ e como se constrói; como podemos construir ‘comunidade’ através da arte contemporânea?
A migração e a ideia de comunidade são temas centrais na prática da artista. O seu trabalho pretende tornar visível o contexto sociopolítico, explorando a relação entre poder e visibilidade e como a arte revela esses elementos e dinâmicas se encontram fora do nosso alcance. A artista aborda interações entre o espaço e as relações humanas – a micropolítica. Aprofunda a ideia de contexto como espaço simbólico, onde os projetos não são apenas instalados, mas também de lá emergem. Nesta residência desenvolveu uma investigação sobre a ideia de pertença nestas comunidades.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España