Descripción de la Exposición
A Fundação de Serralves convida para a inauguração da exposição Zanele Muholi, no dia 9 de abril, às 22:00, no Museu de Serralves. A entrada é gratuita.
Zanele Muholi, ativista visual e artista da África do Sul, retrata nas suas obras as vidas e experiências de pessoas negras LGBTQIA+, tanto no seu país como em várias partes do mundo. Com uma obra fotográfica que não deixa ninguém indiferente, Muholi é uma das figuras mais admiradas da atualidade, tendo participado em inúmeras exposições, incluindo bienais de prestígio como as de Veneza e Sidney.
Organizada cronologicamente e estruturada em núcleos temáticos, a exposição é a maior retrospetiva da sua trajetória e a primeira grande apresentação da sua obra em Portugal e convida à reflexão sobre discriminação, identidade, memória e justiça social, num contexto onde o legado colonial ainda persiste.
Para esta ocasião, foram impressas novas fotografias e ampliada a cronologia com documentos que ligam o passado colonial português, a história da África do Sul e as lutas LGBTQIA+.
A exposição foi organizada pela Tate Modern em colaboração com a Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea. A sua adaptação ao Museu de Serralves foi dirigida por Inês Grosso, curadora-chefe, e Filipa Loureiro, curadora.
O Museu de Serralves está ainda a colaborar com instituições locais, como a ILGA e a Casa Odara, no desenvolvimento dos programas públicos da exposição.
Premio. 13 mar de 2025 - 27 abr de 2025 / Madrid, España
Componer Saberes para imaginar y construir futuros sostenibles
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España