Descripción de la Exposición
Obras da Colecção da Fundação Leal Rios
"A exposição Comedores de rosas, ides beber da Lua! reúne pela primeira vez um conjunto notável de obras da colecção de arte contemporânea da Fundação Leal Rios, fora das suas instalações. Comprometida com o legado da arte Conceptual, através de obras de arte que materializam a troika de espaço, tempo e corpo, a Fundação encontra-se entre um pequeno grupo de colecções significativas em Portugal que colocam em primeiro plano uma postura curatorial na formação e preservação de obras de arte. Colocando obras em novos contextos, a sua vida útil é alongada; assim, a exposição amplia o princípio de que a arte nunca está inteiramente acabada, mas permanece no processo de fazer, uma actividade que requer compromissos dos artistas, dos curadores e das audiências.
Obras de artistas portugueses estabelecidos e emergentes, que formam uma forte espinha dorsal à colecção, são contextualizadas com obras dos seus pares internacionais, apontando para um ecossistema de arte global em constante evolução.
O título da exposição é retirado de uma obra do poeta Rainer Maria Rilke e promove uma expansão da percepção para além da visão em direcção à sensação incorporada. A exposição toma como emprestadas as principais disciplinas que sustentam a colecção e que estão associadas à performatividade - arte de instalação, performance, imagem em movimento e som - para apresentar um roteiro no espaço, projectado de modo a enfatizar a viagem do espectador - o espaço onde o espectador entra na história”.
Nicolas de Oliveira
Nicola Oxley
Actualidad, 11 oct de 2018
Portugal pone sus colecciones a trabajar: Cachola, Pinto da Fonseca y Berardo
Por Paula Alonso Poza
Entre las últimas producciones inauguradas figuran varios préstamos de destacadas colecciones portuguesas: los fondos de la Colección António Cachola se exhiben en el Palacete de São Bento, la Colección António ...
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España