Descripción de la Exposición
Nesta mostra Hilal traz 7 obras recentes e inéditas, entre elas, as da série Deslocamentos, Roda e Aviãozinho; objetos tridimensionais de grandes dimensões, como também um grande livro feito em papel de algodão e pigmentos.
Ya'ayouni tem como ponto de partida a vida e a alegria diferentemente da emblemática exposição Seu Sami (2007/2008) onde a ausência e a melancolia inspiraram sua produção. Expressão que vem do árabe e que quer dizer "luz dos meus olhos", e serve para designar alguém muito amado, aqui especialmente é inspirada no neto do artista que trouxe à tona recentemente seus sentimentos de alegria e amor.
Hilal parte das pesquisas que sempre foram a base de seu fazer artístico e constrói brinquedos como um avião, uma roda, um atlas gigante e um túnel do tempo.
No decorrer de sua produção a memória afetiva é elemento sempre presente. Em seus trabalhos anteriores, em fibra de algodão, utilizava-se de trapos de roupas de familiares para elaborar a polpa do papel. Em outros trabalhos recorreu a sua origem árabe para criar caligrafias e arabescos próprios. Na série Nomes reuniu numa espécie de inventário afetivo, pessoas queridas de sua convivência.
Além da afetividade, o artista trabalha nesta exposição com o conceito do deslocamento e da impermanência. A série Deslocamentos são obras cinéticas feitas com sobreposição de lâminas de plástico e cortadas a laser que convidam o espectador ao movimento do olhar e ao questionamento da mutabilidade das coisas.
A obra Roda, grande objeto, medindo 1,50 metros de diâmetro feita em chapas de compensado naval cortadas a laser, também deriva de sua pesquisa ligada a questão do deslocamento. Seus efeitos cinéticos criam ao mesmo tempo movimento real e virtual.
O gigantesco livro, medindo aproximadamente 2 metros, em fibra de algodão e pigmentos, evoca cenas de um universo particular onde paisagens imaginarias sugerem nuvens em movimento continuo. Segundo Denise Mattar, "folhear as imensas páginas rugosas desse livro, exige gestos longos, quase performáticos, estabelecendo entre espectador e objeto uma interação que transcende o olhar".
Fechando a exposição Aviãozinho, feita em chapa de alumínio revestida com papel de algodão e pigmentos, é uma clara referencia a infância. Ao agigantar a forma de um objeto simples de memoria afetiva e "...dando a ele uma alma de aço..." o artista propõe um novo deslocamento e nos convida a participar desta estória.
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España