Descripción de la Exposición
O Fórum da Maia volta a receber a exposição de fotojornalismo World Press Photo, reunindo dezenas de fotografias premiadas, muitas das quais captam o drama de pessoas que fogem de conflitos, em trânsito ou em campos de refugiados.
O prémio principal foi atribuído ao australiano Warren Richardson, com uma imagem intitulada de “Esperança por uma vida nova”. Warren Richardson viveu com os refugiados durante duas semanas, pondo em risco não só a própria vida como a das pessoas que fotografou.
No meio dos premiados está o português Mário Cruz, na categoria “Temas Contemporâneos”, com um ensaio fotográfico sobre a escravatura de crianças no Senegal e na Guiné-Bissau. O fotógrafo, de 28 anos, fotojornalista na agência Lusa, em 2015 rumou por conta própria, à Guiné-Bissau e ao Senegal, para testemunhar e fazer prova do tráfico e escravatura de crianças em espaços que supostamente seriam de educação religiosa. Mário Cruz junta-se assim à lista de quatro profissionais portugueses distinguidos pelo World Press Photo: Eduardo Gageiro, Carlos Guarita, Miguel Barreira e Daniel Rodrigues.
A esta 59ª edição do concurso internacional World Press Photo concorreram perto de 6000 fotógrafos de 128 países, com mais de 82 mil imagens. Os vencedores estão divididos por oito categorias (“Temas Contemporâneos”, “Vida Quotidiana”, “Notícias Gerais”, “Projetos de Longo Prazo”, “Natureza”, “Pessoas”, “Desporto”, “Notícias Locais”), sendo que cada uma é divida por “singles” (fotografias individuais) e “stories” (conjunto de fotografias).
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España