Exposición en Oporto, Porto, Portugal

Woman go no 'gree'

Dónde:
Mira Forum / Rua de Miraflor, 155, Campanhã / Oporto, Porto, Portugal
Cuándo:
13 sep de 2019 - 27 oct de 2019
Inauguración:
13 sep de 2019
Organizada por:
Artistas participantes:
Enlaces oficiales:
Web 
Descripción de la Exposición
Os impérios, pela sua própria natureza, encarnam e institucionalizam a diferença, de igual forma entre metrópole e colónia, e entre assuntos coloniais. O imaginário imperial inunda a cultura popular. Repensando o género como uma construção ocidental: o mapeamento pós-colonial das distintas abordagens europeias sobre o feminismo que tem vindo a desenvolver a questão da “mulher” nas últimas décadas, maioritariamente a mulher ocidental, e não sendo uma adequada lente para a observação da sociedade africana. Precisamos de olhar o imperialismo, colonização e outras formas globais e locais de estratificação, que conduzem à conclusão de que o género não pode ser separado do contexto social e de outros sistemas de hierarquia. Assim, os três conceitos centrais que têm sido os pilares do feminismo (mulher, género, solidariedade feminina) só são compreendidos com uma cuidadosa atenção à família nuclear da qual elas são oriundas. Os conceitos feministas surgem a partir da lógica de ... uma família nuclear patriarcal, que é uma forma familiar que está longe de ser universal. Podemos supor que as relações sociais em todas as sociedades estão organizadas em torno da diferença sexual biológica? Será o corpo masculino nas sociedades africanas visto como normativo e, portanto, um canal para o exercício do poder? Uma das consequências do eurocentrismo é a formação racial de conhecimento: A Europa é representada como fonte de conhecimento e os europeus, consequentemente, como pensadores. Para além disso, o privilégio masculino como parte essencial da ética europeia está implícito na cultura da modernidade. E se os modelos de modernidade nos trazem uma nova visão do “outro”? O género é, acima de tudo, uma construção sociocultural. Talvez compreendendo a História sejamos capazes de superar a atribuição social e simbólica apenas pela diferença de sexo e abrir o leque a outros fatores em relação à construção da identidade. Explorar interseções entre género, história, criação de conhecimento.

 

 

Entrada actualizada el el 02 oct de 2019

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
25 jul de 2024 - 14 sep de 2024

Galería Pelaires / Palma, Baleares, España

Formación
15 oct de 2024 - 30 jun de 2024

Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones