Inicio » Agenda de Arte

Willys de Castro

Exposición / Pinacoteca de São Paulo / Praça da Luz, 2. Jardim da Luz / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Ver mapa


Cuándo:
21 jul de 2012 - 14 oct de 2012

Inauguración:
21 jul de 2012

Organizada por:
Pinacoteca de São Paulo

Artistas participantes:
Willys de Castro

ENLACES OFICIALES
Web 

       


Descripción de la Exposición

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição Willys de Castro, um dos mais importantes artistas brasileiros e representante do movimento Concreto e Neoconcreto, nas décadas de 1950 e 1960. Com cerca de 130 trabalhos, entre pinturas, desenhos, objetos, design gráfico, estudos e projetos, todos realizados entre 1952 e 1988, a mostra tem como ponto de partida as 50 obras que pertencem ao acervo da Pinacoteca do Estado e que estão centradas na produção plástica e gráfica de Willys de Castro (1926, Uberlândia, MG - 1988, São Paulo, SP).

 

Organizada em ordem cronológica, a exposição é apresentada em três espaços. A primeira tem como ponto de partida a pintura Anjos, de 1952. O estudo dessa pintura, bem como outras pinturas sobre papel desse mesmo período, contextualiza o início do trabalho plástico de Willys com figuras geometrizadas que, em seguida, se desmancham em composições abstratas, regidas por planos de cor. Também são apresentados trabalhos realizados entre 1956 e 1957, período em que Willys se aproxima com mais convicção do credo do Grupo Ruptura e desenvolve uma série de pinturas baseadas em rigorosos princípios matemáticos. Destaque para Pintura 162, Pintura 167, Pintura 172, Pintura M-111 e Pintura 194, sendo as duas últimas pertencentes ao acervo do museu. Nelas, a repetição de estruturas compostas por uma determinada combinatória de formas geométricas resulta ora em progressões crescentes que engendram intensos movimentos centrífugos, ora em ritmos brandos que remetem à cadência musical. Nessas obras, o artista trabalha com elementos e questões comuns ao movimento concreto: cores puras, formas geométricas, efeitos óticos e cinéticos e proximidade com o design gráfico.

 

Na segunda sala é apresentada a série Soma entre planos e diversos Objetos ativos (1959 - 1962). A série Soma entre planos antecede os famosos Objetos ativos, constituídos por sarrafos de madeira recobertos por telas pintadas com formas geométricas. Essas obras romperam a superfície bidimensional da tela como suporte para a pintura e representaram um dos momentos mais radicais na história da arte no Brasil. 'Trasladados para a lateral, as formas geométricas abolem a natureza planar da pintura, impelindo o observador a examiná-la como um objeto tridimensional: daí o nome Objeto ativo. O observador se pergunta: trata-se de pintura ou escultura?',afirma a curadora Regina Teixeira de Barros.

 

E por último poderão ser vistos os Pluriobjetos, 1988, esculturas de metal ou madeira que resultam de operações semelhantes às dos Objetos ativos. Na série Pluriobjeto A6 (1988), por exemplo, o artista trabalha com estruturas de madeira vertical, na qual explora, através de deslocamentos, diferentes possibilidades combinatórias e sua relação com o espaço. Assim como nos Objetos ativos, em Pluriobjetos, a obra nunca se completa, porque não existe ponto ideal de observação e o visitante deve observá-la de diversos ângulos. Além deles também serão exibidas diversas peças que Willys de Castro desenvolveu como projetista gráfico, marcas institucionais, impressos, rótulos de embalagens, convites, capas de livros e propaganda, em que a programação visual deveria não só ser atender as necessidades funcionais e simbólicas, mas também a questões estéticas.

 


Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 feb de 2025 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 09 ene de 2025 - 14 feb de 2025 / Galeria Leandro Navarro / Madrid, España

Moulin à café. Nueve vanguardistas históricos

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España

Máster PHotoESPAÑA en Fotografía 2024-2025

Ver cursos propuestos en España