Descripción de la Exposición
Em simultâneo com a exposição de Mário Belém na galeria, a Underdogs Capsule apresenta “Wild Fire”, uma instalação site-specific com esculturas em cerâmica das artistas portuguesas Ana + Betânia concebida especificamente para este contexto.
Explorando a tríade dinâmica natureza – ser humano – máquina, Ana + Betânia chegaram à imagem de uma metralhadora decrépita com inscrições já oxidadas, como feridas de guerra.
Esta arma pretende simbolizar o domínio pela força. É o lado decadente do progresso da máquina: serve o desenvolvimento tecnológico e económico em detrimento da evolução humana.
Associado a esta arma está um pedaço de terra frondosa com musgo, pequenos fungos e flores campestres – um corpo vivo. A forma base deste corpo tem a configuração de uma torrente de fogo e fumo.
A relação entre estes dois elementos tem o seu culminar na derradeira explosão da arma: um gérmen de vida, o contra-ataque da natureza.
— Sobre as artistas:
Ana + Betânia são Ana Cruz (n. 1983) e Maria de Betânia (n. 1983). Começaram a trabalhar juntas em escultura cerâmica em 2012, ao abrigo de um programa de investigação académica sobre cerâmica na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Hoje trabalham nas Caldas da Rainha, cidade conhecida pela sua produção cerâmica tanto na indústria como no artesanato tradicional. O seu corpo de trabalho é frequentemente influenciado pela cerâmica popular portuguesa, mas os conceitos e os temas que abordam estão muito longe de serem tradicionais. A dupla apropria uma linguagem surreal e humorística, desconstruindo o corpo humano (tanto masculino como feminino) de modo a construir metáforas visuais que apelam à ternura e à delicadeza... de maneira perversa e retorcida; divertida e brutal ao mesmo tempo.
Exposición. 13 nov de 2020 - 19 dic de 2020 / Underdogs Gallery / Lisboa, Portugal
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España