Descripción de la Exposición
“What are you doing the rest of your life?” nos convida a explorar uma série do artista, que teve início em 2006 com a instalação audiovisual Réquiem para 2 Basuróphonos, onde ele abordou o esgotamento de recursos por meio da criação de instrumentos musicais a partir de resíduos, imaginado um futuro em que os únicos recursos existentes fossem os restos de tempos mais prósperos. Essa exposição nos leva por um caminho que vai desde a complexidade de sua obra Música para 18 coisas até a simplicidade e introspecção de Qué faràs?, uma pergunta central que ecoa em suas criações. A adaptação de Qué faràs? para um mural de grande escala na Cidade da Música em Curitiba é um marco importante que reacendeu este projeto após mais de uma década de gestação, trazendo-lhe vida e relevância renovadas. Através dessas obras, o artista nos desafia a refletir sobre o que fazemos com o tempo que nos resta e a importância de questionar nossas próprias vidas.
Nesta exposição, o expectador terá a oportunidade de explorar o mundo intrigante criado pelo artista, mergulhando em sua exploração sonora e visual que se estende por mais de uma década. Música para 18 coisas, nos apresenta uma orquestra única e nos questiona sobre como definimos as pessoas por suas ocupações. Qué faràs? nos convida a um momento de introspecção, lembrando-nos da pergunta fundamental: O que faremos com o resto de nossas vidas?.
Nascido no Brasil, Luiz Simões vive e trabalha em Barcelona desde 1986. Atualmente, divide sua vida entre seus estúdios no Brasil e na Espanha. Sua abordagem à arte se nutre de várias fontes, como a pintura, escultura, objetos, música, ou pinceladas audiovisuais em obras esculturais, nas quais a imagem faz parte de um todo. Em desacordo com a frase "uma imagem vale mais que mil palavras", seu trabalho justifica-se precisamente com a palavra, tendo sempre um corpo teórico e filosófico em torno do qual suas obras nascem e se desenvolvem.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España