Descripción de la Exposición
O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e o Istituto Italiano di Cultura trazem para São Paulo a exposição ‘Vivere alla Ponti – maneiras de morar e trabalhar de Gio Ponti’. Com curadoria de Francesca Molteni e Franco Raggi, a mostra ficará em cartaz de 1º de março a 15 de abril e percorrerá as experiências arquitetônicas projetadas pelo mestre do design e da arquitetura na Itália no século XX. Estarão expostos vídeos, fotografias de arquivos, móveis e a reprodução de desenhos inéditos. O evento faz parte da segunda edição do IDD (Italian Design Day) – Jornada do Design Italiano no Mundo.
A exposição chegará ao MCB depois de passar por Milão, Roma, Veneza e Londres, e conta com o apoio de Molteni&C., responsável pela reedição de parte do mobiliário projetado por Ponti. As peças apresentadas na mostra foram idealizadas entre 1935 e 1970 e incluem poltronas, mesas de centro, cadeiras e estantes, algumas usadas pela família do designer. Documentos e fotografias expostos retratarão a relação íntima que o artista desenvolvia com seus projetos arquitetônicos: das casas em Milão desenhadas para viver com a família até o Palazzo de Montecatini, que abriga os famosos escritórios da Pirelli.
O Istituto promoverá no dia 28 de fevereiro a exibição do filme Amare Gio Ponti, dirigido por Francesca Molteni. O documentário, produzido em 2015, traz depoimentos de familiares do artista e de alguns de seus herdeiros de profissão, como Vittorio Gregotti, Fulvio Irace, Enzo Mari, Giovanna e Maria Grazia Mazzocchi. Na sequência, haverá um debate com Peter Hefti, responsável pelas atividades culturais do Grupo Molteni e diretor do Museu Molteni e do Compound, na Itália.
Outra ação que faz parte da programação é a visita orientada com Peter Hefti no dia 2 de março, sexta-feira, às 15h00. Para participar é preciso se inscrever pelo e-mail: agendamento@mcb.org.br. As vagas são limitadas.
Conhecido como uma das figuras mais influentes do design italiano, Gio Ponti nasceu na cidade de Milão, em 1891. Trabalhou como arquiteto, designer industrial e pintor. Foi professor na Faculdade de Arquitetura na Politécnica de Milão e fundador das revistas Domus (1928) e Stile (1941). Morreu em 1979, depois de quase 50 anos dedicados à profissão.
Exposición. 01 mar de 2018 - 15 abr de 2018 / Museu da Casa Brasileira / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España