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Vitrines e fachadas, dois ensaios paulistanos de Dulce Soares

Exposición / IMS - Instituto Moreira Salles / Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
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Cuándo:
30 jul de 2016 - 04 dic de 2016

Inauguración:
30 jul de 2016

Comisariada por:
Valentina Tong

Organizada por:
IMS - Instituto Moreira Salles

Artistas participantes:
Dulce Soares

       


Descripción de la Exposición

A partir do dia 30 de julho, o Instituto Moreira Salles de São Paulo exibe Vitrines e fachadas, dois ensaios paulistanos de Dulce Soares, exposição que recupera duas séries realizadas pela fotógrafa Dulce Soares (1943) em São Paulo: Barra Funda, de 1977, eVestidos de noiva, de 1978-1979. As 160 imagens que compõem a mostra fazem parte do acervo do IMS desde 2003 e são exibidas juntas pela primeira vez. Por ocasião da abertura, acontecerá uma visita guiada, às 11h, com Dulce e a curadora Valentina Tong. O início da década de 1970 foi um momento em que grandes obras de infraestrutura e a alta especulação imobiliária transformaram a paisagem paulistana. Nesse mesmo período, o conceito de patrimônio histórico no Brasil foi ampliado para incluir o conjunto de uma paisagem, e não apenas monumentos isolados. Órgãos de preservação nas esferas estadual e municipal foram criados e, em 1976, a Secretaria de Cultura do Estado criou a Comissão de Fotografia e Artes Aplicadas, com o objetivo de apoiar a realização de ensaios fotográficos em São Paulo. No ano seguinte, a Comissão convidou Dulce a fotografar o bairro da Barra Funda, como parte de um projeto de documentação da cidade, que incluiu também a Estação da Luz, fotografada por Antonio Carlos d'Ávila, e o Brás, registrado por Cristiano Mascaro e Pedro Martinelli. O convite partiu dos fotógrafos Claude Kubrusly e Maureen Bisilliat, que, além de serem da comissão, coordenavam as atividades da escola de fotografia Enfoco (1968-1976), onde Dulce estudou por dois anos. As caminhadas fotográficas de Dulce pelo bairro reforçam o ponto de vista do pedestre e oferecem um contraponto às grandes obras viárias que transformaram a região. O trabalho começou com uma pesquisa dos lugares de relevância histórica e se desdobrou na descoberta de certas tipologias construtivas. As imagens registram a história do bairro por meio da arquitetura. É possível reconhecer as casas de fachadas adornadas, construídas por imigrantes italianos no começo do século XX para a classe média - residências da época áurea do café que, com a crise de 1929, foram transformadas em pensões e cortiços. Muitas das esquinas abrigavam indústrias, comércio e moradia, o que evidencia a ocupação mista do lugar. A presença de fábricas revela a resistência ao processo de deterioração do bairro, causado pela migração das indústrias para a Grande São Paulo na década de 1970. Nesse trabalho, Dulce elabora seu método baseado na repetição e na alternância. Ao destacar elementos tipológicos na paisagem do bairro e organizá-los em conjuntos, a fotógrafa permite compará-los e enfatizar suas particularidades, ao mesmo tempo que os apresenta como parte de um contexto. As fotos, feitas durante quase um ano, resultaram no ensaio Esquinas, fachadas e interiores,exposto no Masp em 1979 e publicado pela Imprensa Oficial em 1982. No ano seguinte, durante uma de suas caminhadas, Dulce deparou com a rua São Caetano, via que concentra o comércio dos vestidos de noiva na região central de São Paulo, e por isso conhecida como "Rua das Noivas". No ensaio Vestidos de noiva, Dulce usa novamente a repetição e a alternância para fotografar fachadas e interiores, mulheres e manequins, ateliês de costura e provadores. Ao se aproximar desse universo, Dulce faz um documento do sistema de produção dos vestidos de noiva e uma reflexão sobre a relação entre a mulher e o sonho do casamento. No início das incursões, a fotógrafa muitas vezes foi expulsa das lojas, suspeita de querer copiar modelos ou acusada de distrair as lojistas que deviam atrair as noivas que passavam pela rua. Com a ajuda de uma carta de apresentação escrita por Pietro Maria Bardi, diretor do Museu de Arte de São Paulo na época, a artista conseguiu aprofundar a pesquisa e ganhar acesso aos bastidores - os provadores e ateliês de costura que ficavam no fundo das lojas. Além da câmera, Dulce levava também um gravador e registrava as conversas com costureiras e lojistas enquanto fotografava a confecção e as sessões de prova de vestidos. O ensaio Vestidos de noiva foi exposto no Masp em 1981 e transformado em livro no mesmo ano.


Imágenes de la Exposición
Detalhe de fotografia de Dulce Soares / acervo IMS

Entrada actualizada el el 02 dic de 2016

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