'O ver não se determina a partir do olho, mas a partir da abertura do ser.'(Heidegger)
Nas capturas vindas do ateliê, da janela, do jardim e da paisagem urbana, acontece a delicada e constante contaminação do olhar, da percepção e das relações entre a cor, o desenho e a natureza das coisas.
Estrutura
A composição transita por algumas variações que estão no eixo fundador da poética do artista. Plantas e construções arquitetônicas se alternam como tema, às vezes em conjunto, às vezes separadamente.
As obras aqui expostas exemplificam algumas das inúmeras vertentes que encontramos no trabalho de Cláudio Barros.
Em Muros e Plantas, série na qual o artista trabalha há alguns anos,
... existe uma espécie de jogo entre elementos díspares, como a árvore e o muro, que dialogam e afirmam suas naturezas. O muro, estático, com transformações sutis ao longo do tempo; as folhas das árvores com movimentos e mudanças constantes e explícitas. Tudo isso ali, diante dos olhos, dia após dia.
Em Paisagens Urbanas e Plantas, o aspecto estrutural que a arquitetura suscita de imediato, reverbera na construção das plantas e evidencia o argumento do próprio artista ao dizer que seu trabalho é construtivo. Também apresenta características expressionistas na cor, no gesto, na atitude. Estilos que convergem e convivem na estética criada pelo pintor, que podemos, talvez, chamar de construtivo-orgânico.
A terceira obra, com predomínio de um azul profundo, pertence à novíssima fase, em que o artista desloca a sua questão e se deixa levar pela leveza sugerida pelas pinceladas e pelas relações entre o gesto e a cor. Uma conquista vinda da incorporação natural da trajetória, que instrumentaliza e instiga o artista a buscar territórios inusitados.
Temperatura
O seco da têmpera, o úmido da base acrílica, a irregularidade da superfície, a pele crocante do quadro. Densas massas de cor, entre formas geométricas e orgânicas. Desarticulação da hierarquia e da equivalência entre as partes. Busca da proporção necessária entre os tons. Cores análogas, opacas, exuberantes. O tempo mitificado, cristalizado. Busca constante de uma solução improvável. Travessia na tradição.
Entrada actualizada el el 26 may de 2016
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.
Recibir alertas de exposicionesMadrid, España
Institut Valencià d’Art Modern (IVAM) / Valencia, España
Centro Botín / Santander, Cantabria, España
Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.
Recibir alertas de exposiciones