Inicio » Agenda de Arte

Visão Tátil

Exposición / MuBE - Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia / Rua Alemanha 221, Jardim Europa / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Ver mapa


Cuándo:
06 ago de 2013 - 27 sep de 2013

Inauguración:
06 ago de 2013

Comisariada por:
Sônia Magalhães

Organizada por:
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia

Artistas participantes:
Cláudio Barros
Etiquetas
Pintura  Pintura en Sao Paulo 

       


Descripción de la Exposición

'O ver não se determina a partir do olho, mas a partir da abertura do ser.'(Heidegger)

 

Nas capturas vindas do ateliê, da janela, do jardim e da paisagem urbana, acontece a delicada e constante contaminação do olhar, da percepção e das relações entre a cor, o desenho e a natureza das coisas.

 

Estrutura

 

A composição transita por algumas variações que estão no eixo fundador da poética do artista. Plantas e construções arquitetônicas se alternam como tema, às vezes em conjunto, às vezes separadamente.

 

As obras aqui expostas exemplificam algumas das inúmeras vertentes que encontramos no trabalho de Cláudio Barros.

 

Em Muros e Plantas, série na qual o artista trabalha há alguns anos, existe uma espécie de jogo entre elementos díspares, como a árvore e o muro, que dialogam e afirmam suas naturezas. O muro, estático, com transformações sutis ao longo do tempo; as folhas das árvores com movimentos e mudanças constantes e explícitas. Tudo isso ali, diante dos olhos, dia após dia.

 

Em Paisagens Urbanas e Plantas, o aspecto estrutural que a arquitetura suscita de imediato, reverbera na construção das plantas e evidencia o argumento do próprio artista ao dizer que seu trabalho é construtivo. Também apresenta características expressionistas na cor, no gesto, na atitude. Estilos que convergem e convivem na estética criada pelo pintor, que podemos, talvez, chamar de construtivo-orgânico.

 

A terceira obra, com predomínio de um azul profundo, pertence à novíssima fase, em que o artista desloca a sua questão e se deixa levar pela leveza sugerida pelas pinceladas e pelas relações entre o gesto e a cor. Uma conquista vinda da incorporação natural da trajetória, que instrumentaliza e instiga o artista a buscar territórios inusitados.

 

Temperatura

 

O seco da têmpera, o úmido da base acrílica, a irregularidade da superfície, a pele crocante do quadro. Densas massas de cor, entre formas geométricas e orgânicas. Desarticulação da hierarquia e da equivalência entre as partes. Busca da proporção necessária entre os tons. Cores análogas, opacas, exuberantes. O tempo mitificado, cristalizado. Busca constante de uma solução improvável. Travessia na tradição.

 


Imágenes de la Exposición
Cláudio Barros, Visão Tátil

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 feb de 2025 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 16 ene de 2025 - 16 ene de 2026 / Palacio de Cristal / Madrid, España

Gran Friso

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España

Máster PHotoESPAÑA en Fotografía 2024-2025

Ver cursos propuestos en España