Inicio » Agenda de Arte

Visões de um poema sujo

Exposición / Museu Afro Brasil Emanoel Araujo / Av. Pedro Alvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera - Portão 10 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Ver mapa


Cuándo:
25 ene de 2017 - 26 mar de 2017

Inauguración:
25 ene de 2017

Comisariada por:
Diógenes Moura

Organizada por:
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

Artistas participantes:
Márcio Vasconcelos

       


Descripción de la Exposición

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, comemora o Aniversário da cidade de São Paulo com duas exposições e lançamento de publicação no dia 25 de janeiro (quarta-feira), às 11h. “Visões de um poema sujo” revisita a obra de Ferreira Gullar - falecido no último dia 04 de dezembro, através de imagens do fotógrafo Márcio Vasconcelos em livro e exposição de mesmo nome e curadoria de Diógenes Moura. A programação cultural também inclui a inauguração da mostra “Movimento Constante – esculturas de Paulo Otavio”. Visões de um poema sujo Atual, mesmo quatro décadas depois, o Poema Sujo escrito por Ferreira Gullar durante exílio na Argentina, foi recentemente reeditado e agora é também revisitado em forma inédita: a fotografia. De São Luis, como o escritor, o fotógrafo Márcio Vasconcelos se debruçou durante meses sobre a obra com o objetivo de reinventar, pela fotografia, os locais, pessoas e sensações descritas num momento tão importante da história do país. “Crio sensações visuais como se estivesse no lugar dele. Como seria essa São Luís? Quais os tons, nuances? ”, explica Márcio. O projeto, já premiado em 2014 com o Marc Ferrez de Fotografia, ganhou novas imagens, textos de Diógenes Moura e Celso Borges. A publicação, pela editora Vento Leste, Visões de um Poema Sujo, tem 95 imagens coloridas e será lançado dia 25 de janeiro, com a exposição de mesmo nome, que contará com 80 obras. Foram convidados os artistas maranhenses Rita Benneditto e Zeca Baleiro para interpretar trechos do Poema Sujo e do imaginário popular do Maranhão. Na exposição, a sala PALAVRA será montada para se ouvir as vozes de Gullar, Zeca, Rita, Jorge da Fé em Deus (falecido babalorixá importante do Maranhão), Marcelo Preto (grupo A Barca, paulista) e Zezé Meneses (Filha de Santo da Casa Fanti Ashanti). "Eu pego o que tem de escuro, de sujo, as cadeiras velhas, os armários velhos, e coloco uma luz. Vou até embaixo, no fundo, e subo trazendo tudo junto: o que é poesia e o que não é poesia”, diz Ferreira Gullar sobre o título do poema. E é esse realismo caricatural de Gullar, lembranças de sua infância, cenas do cotidiano, que Márcio captura em suas lentes.


Entrada actualizada el el 01 feb de 2017

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Noticias relacionadas

Actualidad, 03 feb de 2017

#loquehayquever en Brasil: dobles inauguraciones para comenzar el año en museos y galerías

Por Paula Alonso Poza

El Centro Cultural Banco do Brasil presenta ha inaugurado este mes hasta tres exposiciones con proyectos de Erwin Wurm, Abraham Palatnik y Los Carpinteros.

Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 nov de 2024 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Darse la mano. Escultura y color en el Siglo de Oro

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Hito Steyerl. Tiempos líquidos, tiempos feudales

Ver cursos propuestos en España