Descripción de la Exposición
A partir de 7 de outubro pode ver no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva a mostra "Vieira da Silva e Arpad Szenes na Colecção Fundação Ilídio Pinho", um conjunto de obras dos dois artistas que integrou a exposição Irradiação Vieira — obras da coleção Fundação Ilídio Pinho, encerrada a 26 de setembro de 2021.
Isabel Carlos assinala este conjunto de obras de Vieira da Silva como representativo das grandes linhas temáticas e expressivas que atravessam o universo artístico da pintora: as bibliotecas, as cidades, os azulejos, os labirintos, as tramas e teias e, de um modo mais lato, o espaço, a luz e a perspectiva.
Que esta colecção privada tenha também obras de Arpad Szenes é a confirmação da atenção e conhecimento da história de arte e de vida deste casal de artistas por parte do coleccionador e de quem o aconselhou.
Cronologicamente a primeira obra, de Vieira da Silva, é Sem titulo, de 1941 – ano em que o casal estava a viver no Rio de Janeiro, a fugir da Guerra –, mas é o período entre 1948 e 1965, um dos mais criativos e produtivos de Vieira da Silva, que se encontra representado nesta colecção privada.
A exposição pode ser visitada até 16 de Janeiro de 2022.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España