Descripción de la Exposición
Completando a programação do acervo da Pinacoteca, uma sala de vídeo passa a integrar a programação anual. A sala de vídeo é um novo espaço no edifício da Pina Luz dedicado à exibição audiovisual, produção fundamental na arte contemporânea do Brasil e parte importante do acervo da instituição.
O trabalho Pilgrimage (2010), do artista Eder Santos, inaugura a sala que terá uma intensa programação.
Sobre Eder Santos
Eder Santos (Belo Horizonte, MG, 1960) é um dos pioneiros da videoarte no Brasil. Iniciou sua produção em meados dos anos 1980, no contexto da redemocratização do país após o fim da ditadura civil-militar (1964-1985). Em sua trajetória, o artista expande e borra as fronteiras do audiovisual. Além de se dedicar à elaboração de vídeos e filmes, exibidos em exposições e em salas tradicionais de cinema, também produz gravuras, videoescultura e videoinstalação.
Pilgrimage
A palavra “Pilgrimage” é de origem inglesa e significa peregrinação, saga e jornada. Dela vem o nome do vídeo de Eder Santos, que aborda o processo de extração mineral. Essa atividade exploratória é realizada em diversas regiões do país, sobretudo em Minas Gerais, estado natal do artista. A prática remonta ao período colonial e vem marcando a história do país até nossa época de globalização, quando a extração do minério se torna responsável por fraturas sociopolíticas e ambientais ainda maiores. Com imagens captadas em áreas de alta segurança nas dependências da Vale, uma das maiores empresas do ramo, o vídeo permite conhecer as diferentes etapas de produção do minério, desde a retirada até o escoamento marítimo para comercialização.
A saga da matéria-prima é narrada por imagens com texturas e tons de marrom e cinza, que se intensificam na sequência de cenas das minas sendo implodidas. A percepção do impacto é reforçada pela trilha sonora e pela mixagem de Stephen Vitiello e Alexandre Martins, que lançam mão de sintetizador e piano para produzir graves que expõem a carga dramática do extrativismo ambiental e territorial. O resultado é uma sofisticada trama de imagens e sonoridades que geram contornos apocalípticos, nos quais a força de cada ação desafia os limites entre a realidade e ficção.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España