Descripción de la Exposición
Os pátios da Cordoaria Nacional, que recebe a ARCOLisboa de 17 a 20 de Maio de 2018, vão ser alvo de uma intervenção temporária pelo Atelier JQTS (João Quintela e Tim Simon), vencedor de um concurso dinamizado pela Trienal e pela conhecida feira de arte contemporânea.
Intitulada “Viaticus” e feita em colaboração com Daniel Maio e o escultor Carlos Nogueira, a intervenção é inspirada por esculturas de Sol LeWitt e instalações da dupla Christo e Jeanne-Claude. O pavilhão é formado por uma estrutura que se desenvolve longitudinalmente assim como em altura, envolvida e resguardada por uma tela de cor que irá acolher o público – como se de uma vela de barco se tratasse, ali mesmo à beira-rio.
Este concurso foi feito a 4 ateliers: KWY, Warehouse, Camarim Arquitectos, e Atelier JQTS. E foram contemplados prémios para a proposta vencedora e prémios de participação para cada um dos ateliers convidados a participar. A proposta vencedora dos Atelier JQTS será construída e inaugurada no primeiro dia de preview da ARCOLisboa 2018.
O concurso contou com um júri constituído pelo Almirante Augusto Ezequiel (Marinha Portuguesa), pela Arquitecta Maria Manuel Ferreira (CML/EGEAC), pelo Engenheiro José Manuel dos Santos (MAAT/Fundação EDP), pela Arquitecta Sónia Barata (Galeria Cristina Guerra), por Roberto Antón (IFEMA), por Carlos Urroz (ARCO), e pelo Arquitecto José Mateus (Trienal de Arquitectura de Lisboa).
Os KWY apresentaram, “Polígonos”, uma proposta que consiste em três intervenções (Octógono, Hexágono e Círculo) – três espaços versáteis e com características distintas: zona de refeições, zona de descanso e zona de lazer.
O pintor belga Magritte e uma estrutura tubular serviram de base aos Warehouse para desenhar uma estrutura que se chama “Ceci n’est pas un pipe”.
E os Camarim Arquitectos apresentaram, “Nitrogénio, Oxigénio...”, um pavilhão negro que ocuparia o pátio em toda a sua largura.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España