Descripción de la Exposición
Depois de Vila Nova de Cerveira e Espinho, a exposição “VIACRUCIS – a Pintura como interrogação” propõe ao público uma abordagem antológica a partir de cerca de 80 peças do autor, composta por desenhos e pinturas criados entre 1975 e 2018.
“Para mim a Arte (o que entendo como tal) é algo que nos mantém suspensos entre um estado letárgico e o que convoca um estado de espírito, que posso definir como de atenção ao mundo circundante, e que evidentemente não se restringe a teorias de ocasião, definições politicamente corretas ou incorretas, outras”, explica o pintor e vice-presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes, Jaime Silva.
Nas palavras da curadora da exposição, Helena Mendes Pereira, “Viacrucis, na utilização do termo em latim, remete-nos, simbolicamente, para o caminho percorrido por Jesus Cristo, do Pretório de Pilatos até ao Monte Calvário, onde teria lugar a crucificação. Em Jaime Silva o exercício da pintura surge num intervalo difuso e conturbado da impossibilidade de representação ou como representação do filho de Deus…”.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España