Descripción de la Exposición
No mês das Paralimpíadas, o Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM/MinC abre no dia 9 de setembro, às 12h, a exposição "Ver e Sentir Através do Toque". A mostra possibilita uma apreciação estética de representações de quatro obras de arte do acervo do MNBA para pessoas cegas, com baixa visão e videntes.
Os organizadores da exposição privilegiaram a subjetividade, para além da deficiência, incentivando a inclusão social. E explicam que a experiência com a arte amplia a percepção, colocando todos, sejam cegos e videntes, como protagonistas de um mundo plural, diverso e coletivo.
A exibição integra o projeto "Ver e Sentir Através do Toque", iniciado em 2007 e que se volta para a acessibilidade, a experimentação do objeto artístico e a leitura da obra de arte (utilizando o acervo do MNBA) às pessoas cegas, de baixa de visão, entre outras.
Compõem a mostra placas táteis em baixo relevo, maquetes e placas em EVA(material emborrachado) que possibilitam a apreciação estética para as pessoas cegas. As placas de gesso em alto relevo foram produzidas nos ateliers da UFRJ.
As obras que estarão expostas foram selecionadas tendo em vista gêneros diferentes dentro do Modernismo brasileiro e foram realizadas por: José Borges da Costa, Tarsila do Amaral, Manabu Mabe e Francisco Rebolo.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España