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Vai na Fé

Exposición / Museu de Arte Sacra / Avenida Tiradentes, 676 - Luz / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
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Cuándo:
26 nov de 2022 - 08 ene de 2023

Inauguración:
26 nov de 2022 / 11:00

Horario:
de terça-feira a domingo, das 9 às 17h

Precio:
R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (meia entrada) || gratis aos sábados

Comisariada por:
Thais Rivitti

Organizada por:
Museu de Arte Sacra

ENLACES OFICIALES
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Teléfonos
11 3326-5393

Correo electrónico
mas@museuartesacra.org.br
Etiquetas
Arte contemporáneo  Arte contemporáneo en Sao Paulo  Escultura  Escultura en Sao Paulo  Instalación  Instalación en Sao Paulo  Video arte  Video arte en Sao Paulo 

       


Descripción de la Exposición

Museu de Arte Sacra de São Paulo - MAS / SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com Metrô | Companhia do Metropolitano de São Paulo, abre no próximo sábado, 26 de novembro, a mostra coletiva “Vai na Fé”, com os artistas Andrey Koens, Heitor Ramalho, Jocarla, Massuelen Cristina, Matheus Chiaratti e Pablo Vieira, que exibem 8 trabalhos em conexão com algumas obras do acervo. Os trabalhos dos artistas em início de carreira – instalações, vídeo e esculturas – desenvolvem, cada um à sua maneira, modos de representação e temas encontrados nos presépios. A curadoria está sob a tutela do trio Daisy Estrá, Lucas Goulart e Thaís Rivitti (os dois últimos vinculados ao espaço independente de arte Ateliê397). A ideia central da curadoria, ao trazer a fé em seu sentido mais cotidiano, é permitir novas leituras de obras do acervo, em conexão com o pensamento de uma geração de artistas jovens e atuantes na cena artística hoje. “Vai na Fé” fica em cartaz até 8 de janeiro de 2023. O conceito da mostra nasce da opção por criar possíveis diálogos entre uma representação da Natividade (presépio) e questões atuais presentes na arte contemporânea. A escolha dos curadores recai sobre o conjunto conhecido como Presépio Napolitano, em exposição nas dependências do MAS/SP para dar início à jornada pensada. “Trata-se de um grande diorama que apresenta, além da cena da natividade, a paisagem urbana numa imensa riqueza de detalhes: a arquitetura, interiores de ambientes domésticos e comerciais, e diversas cenas do cotidiano, dando a ver a ocupação e circulação naquela cidade por diferentes personagens e estratos sociais’, explicam os curadores. O “Presépio Napolitano”, com 1620 peças do século XVIII, o terceiro maior do mundo em exibição permanente, é doação do empresário e mecenas Ciccillo Matarazzo. As cenas retratadas propiciam uma verdadeira viagem no tempo e no espaço. Além da tradicional representação da natividade de Jesus de Nazaré, as peças simulam diversos profissionais urbanos (ferreiro, sapateiro, barbeiro, verdureiro, entre tantos), pastores, homens do campo, além de objetos, utensílios e móveis, com expografia própria e cenário que preenche área de 110 m². A proposição sugere que se inicie a visita por esse conjunto de peças que está representado nos demais trabalhos. “Alguns deles atualizam a discussão da paisagem para além de sua forma representativa mais tradicional. Outras propõem cenas, narrativas e diálogos em consonância com as urgências do presente”, explica o trio de curadores. “Vai na Fé” foi pensada para ser visitada em trânsito: o Presépio Napolitano, a Sala MAS/Metro – Estação Tiradentes, o estacionamento e o Jardim do Claustro do MAS/SP. Com visão contemporânea e artistas, em sua maioria, recém-chegados à cena cultural, as representações contidas em “Vai na Fé” tem como foco primeiro a relação entre a vida cotidiana e religiosidade. Segundo dos curadores, na Sala MAS/Metro – Estação Tiradentes, Pablo Vieira cria, à maneira dos presépios, cenas urbanas trazendo um pouco das histórias dos arredores da região da Luz. Já, Andrey Koens, reflete sobre êxodo, migração e diásporas a partir do trajeto percorrido por José e Maria antes do nascimento de Jesus. Enquanto isso, Massuelen Cristina mostra a vida de uma senhora que vive na cidade histórica mineira de Sabará, cercada pelo passado colonial, pela paisagem cortada pelo Rio da Velhas, e por uma série de rituais religiosos incorporados em seu cotidiano. Ao chegar à área de estacionamento da sede do MAS/SP, Heitor Ramalho apresenta sua Catedral: um carro popular que emite, de hora em hora, o som de um sino. Uma catedral móvel, que carrega, em seus quilômetros rodados, uma memória do espaço urbano e marca um tempo socialmente partilhado. Adentrando-se no prédio de 242 anos de construção, no jardim central – Jardim do Claustro - Jocarla traz o tema da maternidade em diálogo direto com os trabalhos do acervo do MAS/SP como Santana Mestre, Nossa Senhora do Leite e Nossa Senhora do Ó e Matheus Chiaratti apresenta objetos em cerâmica que partem da iconografia católica, refletindo sobre sua simbologia, significação e endereçamento. “Ao mostrar desdobramentos contemporâneos a partir desta significativa obra – Presépio Napolitano -, pretende-se que o público retorne a ela, em visitas futuras, com um repertório amplo de questões a serem consideradas. Assim, acreditamos que a exposição cumpre um objetivo central para a curadoria, qual seja, qualificar a relação do público com a arte”. Daisy Estrá, Lucas Goulart e Thaís Rivitti


Imágenes de la Exposición
Massuelen Cristina - MAS/SP

Entrada actualizada el el 22 nov de 2022

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