Descripción de la Formación
O Ciclo de Conferências Utopias Europeias: o poder da imaginação e os imperativos do futuro tem como objetivo apresentar e discutir várias possibilidades utópicas para a Europa, tendo como pano de fundo o atual debate cidadão sobre o futuro da União Europeia.
Falar de utopias significa perceber o poder da imaginação para moldar o futuro, orientar a ação humana e alargar as fronteiras do realizável.
Num contexto de incerteza sobre o futuro da Europa, torna-se cada vez mais urgente discutir quais as utopias realizáveis que nos coloquem num horizonte de progresso. Ou, como o expressou Václav Havel, referindo-se à União Europeia, «Sem sonharmos com uma Europa melhor nunca construiremos uma Europa melhor».
A comemoração, em 2016, dos 500 anos da publicação da Utopia de Thomas More permitiu voltar a colocar estas questões na ordem do dia e constatar que as utopias não desapareceram, continuando a ser particularmente fortes na Europa. Assim sendo, este ciclo debaterá diversas utopias contemporâneas relevantes, tais como as da paz, igualdade, ecologia, hospitalidade, rendimento básico incondicional, sociedade de informação e potencial transformador da tecnologia.
Ao promover estes debates, o ciclo levantará um conjunto de questões fundamentais para o nosso futuro em comum, tais como: Qual é o horizonte que cada uma dessas utopias propõe, e que imperativos para o futuro impõe? Como compreender o próprio estatuto e função das utopias, entre o sonho e a proposta política? E como evitar que as utopias se transformem em distopias? Será que de uma diversidade de utopias é possível desenhar uma nova utopia para a União Europeia?
Neste Ciclo de Conferências promovido pela Fundação de Serralves tratar-se-á de debater os horizontes utópicos do futuro europeu, procurando simultaneamente entender o papel que a Europa poderá desempenhar no porvir da nossa humanidade comum.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España