Descripción de la Exposición
Vivemos atualmente o início de uma nova revolução tecnológica na arte e nos média — o desenvolvimento de novas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para a criação de imagens. Essas ferramentas podem gerar automaticamente imagens do mais absoluto realismo, bem como imitar estilos de inúmeros artistas, fotógrafos e ilustradores.
O Financial Times refere-se ao momento como “crucial na história da arte.” (27/10/2022). A New York Magazine declarou: “Como trabalhamos — até como pensamos — muda quando podemos gerar imagens convincentes tão imediatamente." (19/09/2022). De acordo com a revista Wired, “A inteligência artificial consegue agora fazer arte melhor do que a maioria dos humanos. Em breve, estes dispositivos surpreendentes vão transformar a forma como projetamos quase tudo.” (11/7/2022).
Na exposição Unreliable Memories, Lev Manovich investiga algumas dessas questões. Ao longo de sua carreira, Manovich explorou o impacto das novas tecnologias nas artes visuais, tendo escrito muitos livros e artigos sobre o tema e também criado projetos de arte que foram exibidos em 120 exposições em todo o mundo em locais que incluem o Centre Pompidou, o ICA de Londres, o museu KIASMA, o ZKM e a Bienal de Arte de Xangai. Unreliable Memories apresentará um novo conjunto de trabalhos, especificamente desenvolvido por Manovich para esta exposição, que apresenta também uma série de desenhos e gravuras criados por Manovich entre 1981 e 1990, e que permaneceram inéditos até hoje.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España