Descripción de la Exposición
AEQUARE
__(lat.) deriva de aequalis, significando acção de fazer igual, equalizando
AEQUARE, uma performance de dança criada pela artista visual Pinelopi Triantafyllou em colaboração com as bailarinas Iro Xyda e Ieva Bražėnaitė, explora obras de arte vestíveis através de um universo distópico e lúdico, que passa do ser para o devir, para a superação - uma e outra vez. Comparar, nivelar, igualar, endireitar, fazer igual. É uma tentativa das três artistas femininas de responder a uma das questões mais prementes do nosso tempo: Como é que a igualdade realmente é?
O ponto de partida desta colaboração foi "The Big Other", uma obra de arte têxtil feita por Pinelopi Triantafyllou em 2019, constituída por um casaco de fato de homem coberto com seios femininos feitos à mão em croché. Este trabalho foi inspirado pela ambígua Artemis Polymastos de Éfeso. Uma estátua de alabastro coberta com 20 a 30 saliências arredondadas, que se assemelham a seios ou, segundo alguns especialistas, a testículos de touro.
Quando as bailarinas encontraram o traje por acaso, ficaram curiosas em saber como é que a arte têxtil, os limites físicos e a cenografia podem moldar e influenciar o movimento. Paralelamente, isso também as levou a questionar as regras impostas às mulheres e aos homens numa sociedade que lhes molda a identidade de género e coreografa a sua vida quotidiana.
Será que a igualdade de género significa integridade e unicidade, ou será que significa separação e alteridade? Podemos deixar de ser iguais a alguma coisa e tornarmo-nos iguais?
Direcção artística: Pinelopi Triantafyllou
Dança e interpretação: Iro Xyda and Ieva Brazenaite
Som: Giovanni Rispoli
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España